Elegante sempre - Janaína Depiné

Destaques

7 frases rudes que você NUNCA deve...

Muitas pessoas são rudes, mesmo sem querer. Por isso, para ser um bom conversador é […]

Receita: Salada de camarão

Fiz uma receita rápida e arrasei na cozinha. Como não quero elogios só para mim, […]

Como cumprimentar alguém

Os brasileiros são conhecidos pela simpatia e cordialidade. Abraços e beijos são comuns nas nossas […]

7 frases rudes que você NUNCA deve falar

Muitas pessoas são rudes, mesmo sem querer. Por isso, para ser um bom conversador é preciso dominar algumas regras da etiqueta social, evitando ser intrometida, grosseira, sarcástica ou exageradamente sincera.

1. Está de quantos meses?

Essa pergunta é um clássico das gafes, pois a pessoa pode informar que não está grávida. Nunca pergunte se uma pessoa está grávida. Gestantes fazem questão de contar a novidade.

2. Você perdeu/ganhou peso?

Em vez desse comentário diga: “Você está ótima! Me conta o segredo”. Com isso, você dá a chance da pessoa contar o que fez para ficar em forma, sem ofendê-la.

3. Como você está abatida(o)?
Isso pode soar ofensivo, mesmo que seja só preocupação. Para não parecer um comentário maldoso sobre a aparência dela, melhor fazer uma pergunta genérica: “Como você está?” ou “Está tudo bem?”. Isso dará espaço para a pessoa desabafar, se quiser.

4. Ainda está solteiro(a)?

Essa pergunta além de invasiva, soa como se a pessoa estivesse encalhada. Lembre-se que quando alguém está num novo relacionamento faz questão de contar.

5. Quantos anos você tem?

A não ser que você trbalhe no INSS ou esteja preenchendo um cadastro, esse é o tipo de pergunta rude. Se você não se importa em falar sua idade ( como eu), ok. Mas perguntar jamais.

6. Eu não gosto dessa comida

Quando você for convida(o) para um jantar e servirem algo que você não gosta, não fale nada. Se já tiverem servido o seu prato você pode simplesmente não comer aquele item sem comentar nada, com discrição. Se questionada(o) diga apenas que não está com fome.

7. Eu paguei uma fortuna

Não seja o tipo de pessoa que se gaba dos preços altos. Isso é muito esnobe e deixará as pessoas se sentindo inferiores. Pagar caro não é virtude, já se você pagou uma pechincha pode ser interessante compartilhar a dica de economia.

continue lendo
Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).