Elegante sempre - Janaína Depiné

10 formas de demonstrar o amor

O ser humano tem a necessidade de amar e ser amado. Isso é um fato. Porém, já reparou quantos problemas existem porque simplesmente não sabemos demonstrar o amor plenamente. Hoje eu vou dar algumas dicas que aprendi ao longo dos quase 22 anos em que namoro meu esposo. Espero que ajude você.

Primeiro quero começar indicando o livro “As Cinco Linguagens do Amor”, de Gary Chapman. Esse livro ajuda a entender que as pessoas demonstram amor de cinco formas básicas ( e podem usar mais de uma simultaneamente, mas sempre tem a que prevalece). São elas: Palavras de afirmação (é o amor verbalizado), Tempo de qualidade ( jantares, idas ao cinema, passeios, viagens etc), Presentes, Atos de Serviço ( mão na massa, assumir uma tarefa para ajudar o outro etc) e toque físico (carinho puramente). 

O grande problema entre os casais é que nem sempre eles têm a mesma linguagem de amor. Enquanto a esposa gosta de carinho, o marido gosta de presentear. Ele compra um lindo arranjo de rosas e acha que está abafando, mas o que ela queria era mesmo um beijo apaixonado. Enfim, vale a pena ler o livro, descobrir a linguagem do seu cônjuge e manifestar o amor do jeito que o outro entende, ok?

Mas para adiantar e facilitar as coisas eu resumi todas as linguagens de amor em situações simples que uso no meu relacionamento e são uma excelente forma de expressar o amor. Que tal por em prática?

1.Dedique tempo a pessoa amada

Participe do que é importante para ela, envolva-se, queira saber e preste atenção no universo dele ( ainda que você ache chato como ele ter mudado de fase no Fifa 2018…rs).

2.Releve aquilo que o outro não consegue mudar

Mudanças ocorrem de dentro para fora. Portanto, em vez de reclamar, o melhor mesmo é orar e relevar as pequenas irritações nossas de cada dia.

3.Valorize a pessoa amada

Mesmo que vocês estejam juntos há séculos nunca deixe de elogiar e manifestar sua estima. Somos tão rápidos em criticar, mas deveríamos ser mais rápidos ainda em elogiar. Seu cônjuge fez algo bacana? Elogie na hora! Não é assim que grandes amigos se tratam?

4.Perdoe sem culpar

Todo mundo erra, pisa na bola, comete mancada. Se você perdoou, em vez de ficar relembrando para sempre, deixe para lá. Ficar lembrando e culpando o outro torna qualquer relacionamento insuportável.

5.Fale sem acusar

Precisamos falar sempre o que nos incomoda, mas com amor e não acusação. Exemplo: – “Amor, vi que você jogou uma caixa fora. Acho que você não imaginou que eu ia usar para guardar algumas coisas. Pode me ajudar a achá-la?“. Muito melhor do que chegar acusando: “- Você jogou a caixa que eu guardei no lixo? Você só pensa em si mesmo!”

6.Deixar a pessoa dormir até mais tarde

Se você tem filhos pequenos isso é uma grande prova de amor. Uma dia da semana garanta um vale-soneca para o cônjuge. Cuide das crianças longe do quarto e dê uma folga para quem você ama.

7.Ouça sem interromper

Isso vale para qualquer conversa, mas entre casais é vital. Ouça antes de sair dando opinião. Muitas vezes temos uma atitude castradora, pois mal o outro começa a falar já saímos opinando. Ouça tudo primeiro, pergunte, mostre interesse e, depois, opine.

8.Aceite a imperfeição do outro

Certos defeitos estão mais agarrados no DNA do seu cônjuge do que irmãos siameses. Aceite que doí menos. Sabe aquela mania de deixar a escova de dente fora do lugar, esquecer a gaveta aberta ou a luz acesa… Essas pequenas imperfeiçoes podem ser amenizadas se você não der muita importância porque, de fato, não têm.

9.Ceda a sua vez para a pessoa amada

Você quer ver um filme e ele jogar playstation? Ah, demonstre amor cedendo. Isso vale para várias situações e faz um bem até para quem cede, pois nos deixa menos egoístas.

10.Mantenha o carinho em alta

Não é porque vocês estão juntos desde Adão e Eva que não precisam mais se beijar, fazer cafuné e carinhos mais íntimos. Mantenha a paixão acesa com afagos, beijos e manifestações físicas. Porque amor precisa ser alimentado sempre, caso contrário morre de fome de afeto.

E, então, mãos à obra?

 

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!