Elegante sempre - Janaína Depiné

10 passos para ser uma pessoa honrada

Quando você diz que vai fazer alguma coisa, você faz? Você cumpre seus compromissos? Você se considera uma pessoa confiável? Será que é possível virar esse jogo e ser uma pessoa honrada? Eu provo que sim. 

Todo mundo conhece alguém que diz ser algo, mas na prática se mostra bem diferente. Uma pessoa que não é honrada:

  • Promete, mas não cumpre.
  • Diz que vai, mas não aparece ou chega sempre atrasada.
  • Diz que vai ligar, mas esquece.
  • Se oferece para ajudar, mas na hora H some.
  • Mente tanto que se esquece das próprias mentiras.
  • Nunca se lembram dos aniversários das pessoas.

Claro que qualquer situação dessas pode acontecer vez ou outra, mas no caso da pessoa sem honra isso ocorre sempre. O resultado é que a pessoa zera a credibilidade entre os amigos e acaba ficando sozinha.

Quem age de maneira honrosa tem ações que confirmam suas palavras. Isso leva a ter e manter amigos, influencia sua carreira e ajuda em todas as áreas da vida. Então, vamos ao que interessa:

Como ser uma pessoa honrada

As pessoas honradas tem certas características em comum, por isso observe e pratique até que elas se tornem uma realidade na sua vida.

1)Seja confiável

Pessoas honradas são confiáveis ​​em todos os sentidos. Se ouvir um segredo, guarde-o. Se empenhar sua palavra, cumpra-a ainda que isso a prejudique. Todos estarão mais dispostos a confiar em você porque sabem que você diz a verdade e mantém sua palavra. É mais provável que você seja convidado para eventos sociais e, no trabalho, terá mais chance de uma promoção.

2) Seja pontual

Se você está sempre atrasada passa a impressão de que não valoriza o tempo das outras pessoas ou que se considera melhor do que elas. Adiante o relógio, coloque despertador para os compromissos e acostume-se a sair sempre dez minutos mais cedo do que sairia.

3)Seja respeitável

Gosto de dizer que respeito não se ganha, mas se conquista. Pessoas honradas ​​são respeitadas. Tenha uma conduta reta ou como eu digo, que tudo o que você faz possa ser contado na mesa do almoço na frente da família. Isso fará seus amigos e colegas terem grande consideração e terem você como um exemplo.

4) Tenha empatia

Fique feliz com as coisas boas que acontecem aos outros. Demonstre isso. Festeje a conquista das amigas. Parabenize colegas de trabalho por promoções,mesmo se era uma que você esperava. Também chore com os que choram. Mostre-se um bom ouvinte para quem está sofrendo. Se alguém precisar de ajuda, estenda à mão. O mundo dá muitas voltas e quem você levanta hoje pode ser a pessoa que vai lhe socorrer amanhã. Ah, e se você não puder ajudar ao menos conecte à pessoa a alguém que possa.

5)Não espere algo em troca

Faça tudo sem intenção de receber de volta. A verdade é que todo o bem que fazemos sempre encontra o caminho de casa, mas na maioria das vezes não vem por quem você ajudou.

 

6)Diga a verdade com amor

Seja sincero, sem perder a ternura. As palavras ditas com amor desviam a ira. Mas lembre-se que há momentos em que é melhor ficar calada.

7)Seja um mentor

Tenha paciência para ensinar as pessoas e mentoria-las. Na jornada da vida é muito importante encontrar alguém que encoraja. Seja essa pessoa.

8)Tenha valores

Um forte sistema de crenças fará você ter integridade. O seu sim é sim, o seu não é não. Faça o que é certo e afaste-se do que é errado, mesmo que todos estejam fazendo, pois como diria sua sábia mãe: “Você não é todo mundo”.

9)Não humilhe os outros

Todos tem falhas. Em vez de constantemente apontar às dos outros, busque melhorar as suas próprias deficiências.
Nunca ria das pessoas. Em vez disso ria com as pessoas.

10)Lembre das datas

Reconheça  aniversários, feriados e datas comemorativas. Lembre de enviar felicitações, um presente ou apenas ligar. Eu coloco alertas no celular para avisar um dia antes e no dia. Assim, não tem erro.

Enfim, honra é algo que exige um pouco de esforço, mas que a médio prazo traz grandes recompensas e um sono tranquilo. 

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!