Elegante sempre - Janaína Depiné

10 regras para ser elegante no trabalho

A etiqueta no trabalho revela se você é mais do que um profissional qualificado, mas uma pessoa comprometida e apaixonada pelo que faz. Hoje farei uma lista de 10 coisas que você precisa ter ou desenvolver para ser elegante na sua área de atuação.

1.Seja pontual

Ok que nos grandes centros o trânsito anda cada vez mais imprevisível, por isso, saia antes de casa. Evite tentar encaixar muitos compromissos na sua agenda. Certamente você se atrasará para algum deles. Tente dar um intervalo para que você possa respirar entre um compromisso e outro. Além disso, busque agendar tudo por questão de localização.

2.Tenha ética

O que você faz quando ninguém vê? Não fale mal do colega, fornecedor ou cliente. Ao contrário, se não está bom, mude. Não aceite suborno, desconfie das vantagens exageradas e seja reto em tudo o que fizer.

3. Esforce-se

Você se destaca quando dá o seu melhor. Ainda que o resultado não seja o esperado, certamente os outros notarão o seu empenho.

4.Cuide da linguagem corporal

O corpo fala ( e muito!). Leia sobre linguagem corporal e cuide para que seus gestos e posturas se comuniquem bem. A série “Lie to Me” tem dicas valiosas ( disponível no Netflix).

5.Invista energia

Faça atividade física, alimente-se bem e tenha mais disposição para tudo o que vai fazer. Preguiça chama preguiça. O primeiro passo para fazer as coisas acontecerem é colocar-se em movimento. Faça cursos, participe de palestras gratuitas, leia e-books. Acredite: não custa nada estudar.

6.Seja positivo

O otimismo é meio caminho andado. Pessoas que veem o copo meio cheio realizam mais, são mais gratas e, consequentemente, mais abençoadas. Mude seu discurso e tente ver sempre o lado bom da vida.

7. Trabalhe com paixão

Faça o que ama ou ame o que faz. Não importa. Se apaixone por sua ocupação. Leia biografias de pessoas que atuaram na mesma área para se inspirar. Imagine-se dali 5, 10 ou 20 anos. Veja a si mesma no futuro!

8.Aprenda a aprender

Saiba ouvir críticas, reconhecer e mudar. O autoconhecimento também é importante para observarmos nossas falhas e pontos críticos. Aprenda e cresça!

9.Vá além

Se você precisa fazer algo, faça mais! Se te pediram um simples relatório, entregue “o relatório”. Gosto de quando me perguntam: “Você poderia fazer isso?” e eu respondo “Eu posso fazer mais do que isso”. Experimente ( e, claro, faça!).

10. Esteja preparado

Invista em si mesmo. Profissionalmente, fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. A preparação envolve uma visão integral de si mesmo. Equilibre todas as áreas da sua vida e mantenha-se em constante atualização e mudança.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).