Elegante sempre - Janaína Depiné

11 dicas de etiqueta para o Stories

O stories do Instagram começou em 2016 e hoje é uma plataforma bem popular. Muita gente gasta um tempinho diário para espiar essa “nova TV”, porém é claro que nem todo mundo usa de forma elegante. Por isso separei algumas dicas para você tirar o máximo proveito possível dessa mídia social sem se tornar um storiechato.

1. Mescle

Ao contrário do feed do Instagram que só aceita foto e vídeo, no stories você pode fazer uma salada de fruta com legendas, gifs, efeitos especiais e borda de catupiry (rs). Então, mescle esses recursos para tornar seu stories dinâmico e animado.

2.Organize as ideias

Pense no seu stories como um programa de TV, separando as histórias por posts. Assim todo mundo pode entender o que você está dizendo. É horrível quando a pessoa está tratando de um tema e entra um post aleatório. Planeje-se!

3. Não se autoelogie

Você recebe muitos elogios? Evite postar todos no stories. Isso soa pedante. Selecione um ou outro que emocionou muito você e olhe lá. Se autoaplaudir é o fino do brega.

4. Evite histórias longas

Ainda que você pique sua história, se ela for muito longa as pessoas vão passar para o próximo perfil. Ninguém merece você divagando sobre a morte da bezerra ou mostrando a vida do seu cachorro como se fosse um Discovery Chanel.

5. Perguntas com moderação

O recurso de permitir que as pessoas façam uma pergunta para você é bem interativo, mas responda só algumas (se o volume for grande). O público cansa e você também não está no extinto Programa do Jô.

6. Stories não é BBB

Sua vida não é um reality show então não há necessidade de expor toda a sua rotina. Tem gente que faz vídeo com o marido na cama, beijando, saindo do banho, se arrumando, trocando apelidos carinhosos, tomando café, almoço, jantar…Afff….Menos, né?
Aproveite para mostrar o que é relevante, divertido ou curioso, mas nunca a sua intimidade, pois o nome já diz tudo: é íntimo, é só seu e você não está concorrendo a um milhão de reais por mostrar isso.

7.Use hashtags e geolocalização

Os Stories permitem que insira adesivos que fazem às vezes de uma hashtag e marcam também a localização. Isso faz seu perfil mais fácil de ser encontrado nas buscas do Instagram. Se não quiser deixar poluído, basta reduzir ao tamanho mínimo e colocá-las no canto dos posts.

8. Salve seus Stories

Antes de compartilhar, lembre-se de salvar o seu Stories. Você pode usar a foto ou vídeo no feed do Instagram ou em outra rede social. Também ajuda caso de algum bug bem na hora da postagem.

9. Faça “ao vivo” só se tiver conteúdo

As transmissões ao vivo pelo Instagram, além de receberem tratamento prioritário e ficarem 24 horas após o término da live, permitem que seus seguidores sejam notificados. Mas pense antes de entrar ao vivo para ter um conteúdo relevante para compartilhar.

10. Faça enquetes para ter engajamento

Todo mundo gosta de dar palpite e as enquetes estão aí para isso. Coloque toda semana enquetes binárias (para perguntas) ou as enquetes deslizantes (para medir a satisfação). Mas não exagere porque palpite demais cansa.

11. Não faça Stories dirigindo

Pelo amor do trânsito e da sua vida (e a dos outros), não grave stories dirigindo. Isso não só é deselegante, como é uma infração gravíssima por lei! Além de tudo mostra que você não tem nada na cabeça. Apenas, pare!

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!