Elegante sempre - Janaína Depiné

5 dicas para a operação volta às aulas

Esta semana começou com tudo! Início de mês, novo semestre e volta às aulas. Quem tem filhos em fase escolar, estava de férias do trabalho ou acompanhou as férias do marido sabe como essa volta exige de nós.


É literalmente o segundo tempo do ano. E considerar que não poderemos ter acréscimos no final, nos faz pensar no quanto ainda temos para ver, nos sonhos para o futuro, nas demandas que ainda não foram feitas e no quanto ainda temos que produzir até despedirmos de 2016. E tudo não precisa ser uma agenda frenética de afazeres intermináveis e insatisfações com aquilo que não damos contar.

 

Bem servir precisa sempre passar pelo filtro da alegria que o que fazemos nos causa e causa às pessoas ao nosso redor. Por que senão não vamos passar de mulheres frustradas (cansadas e normalmente murmuradoras) que muitas vezes não conseguem parar nem por um minuto para escolher a boa que é se relacionar bem com Deus, consigo mesma, com as pessoas.
Falei aqui há alguns dias sobre a importância de descansar e ter um tempo pra nós mesmas. Espero que você tenha descansado. Começamos oficialmente o segundo semestre, e agora com a volta às aulas a tendência é que a maioria de nós volte à rotina pesada pra dar conta de tudo.

 

Ter descansado com certeza nos deixará mais leves para esse momento. Se você tem filhos ou não, é casada ou solteira, mora com os pais, sozinha ou divide com amigas o apartamento, não importa. Nem se trabalha fora e dentro de casa, ou só fora, ou só dentro. Independente da agenda que nos desdobramos para cumprir dá trabalho, gasta tempo e exige muito de nós dar conta de tudo.

 

Algumas sugestões podem nos ajudar a vencer o período complementar deste ano. E para não deixar para os cinco minutos finais do jogo, abaixo listei algumas dicas (algumas que, inclusive, aprendi com amigas que são mães – ainda não é o meu caso- ). Vamos lá!

 

1 – Você não precisa dar conta de tudo

Normalmente, aprendemos desde a infância que somos infalíveis, temos que dar conta de tudo. E já que somos dona de casa, tudo tem que está debaixo do nosso controle. Aceite-se como alguém que falha, tem vontades, fica cansada, se desdobra e que muitas vezes não dá conta. Deus conhece a motivação do seu coração, seu desejo de acertar e ser melhor e não sofra desnecessariamente pelo caminho. Ele está contigo. Amanhã você vai se organizar melhor, vai conseguir liberar aquela demanda, cumprir aquela tarefa e concluir essa etapa. Não se cobre demais.

2- Deixe a mesa do café da manhã posta

Praticidade é tudo na vida doméstica. Tem dia que você quer e pode passar horas na cozinha, mas no dia a dia não é assim. Então, a noite, antes de dormir (normalmente quando todos já deitaram) deixe a mesa posta para o outro dia. Pela manhã é só passar o café e acrescentar à mesa os itens de geladeira. Tenho feito isso e agiliza mesmo o processo. Aproveito para lembrar o quanto é importante ter um tempo em família à mesa.

 

3- Esteja pronta antes de acordar os filhos

Se você tem filhos, tente acordar e ficar pronta antes deles. Isso facilita a vida caso tenha que ir trabalhar fora ou em casa, fazer café e ajudar à arrumá-los. Quem tem filho sabe que depois que eles acordam as demandas começam. Então, para facilitar a rotina matinal é mais fácil antes deles acordarem já ficar pronta. (Essa com certeza vai ser difícil para mim. Acordar cedo é um desafio que venho lutando há tempos. Já estou conseguindo melhoras nesse assunto). Se você também precisar de ajuda nisso me avisa nos comentários que escreverei um texto só sobre o assunto.

 

4- Deixe tudo o que precisa para sair no mesmo local de sempre

Nada pior do que procurar uma coisa em um lugar e cada dia achar em outro. Faz barulho, gera um estresse, atrasa, dá confusão. Você não precisa disso. Então, crie o hábito de manter tudo o que você precisa no mesmo local. Ensine isso a seus filhos também. Essa rotina é muito importante para otimizar o tempo.

 

5- Prepare bolsas, mochilas, roupas e sapatos na noite anterior

Quando era pequena já tinha muita dificuldade para acordar cedo. Lembro que tinha noites em que eu dormia de uniforme para acordar pronta (e mais tarde). O tempo foi passando e para facilitar fui deixando roupas e sapatos arrumados para o outro dia, bolsa de academia arrumada, marmita e lanchinhos do dia separados na geladeira, bolsa de trabalho sempre arrumada, apenas com o que preciso. Isso vale para as suas coisas e para as dos seus filhos. Desde cedo (de acordo com cada idade) você pode ensiná-los a fazer disso uma rotina e já deixarem tudo adiantado.

 

Espero que as dicas de hoje ajudem a otimizar sua jornada e de sua família. Compartilhe também suas experiências, dúvidas e sugestões com a gente. Vai ser um prazer te ouvir.

 

Abraços vitoriosos e até o nosso próximo bate papo.

 

Thalita Daher

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).