Elegante sempre - Janaína Depiné

5 dicas para recomeçar

Andei sumida aqui do Elegante Sempre e com saudades da Jana (enviando textos toda semana a gente fica mais pertinho) e de vocês, sempre queridas, que me receberam muito bem em seus corações na nossa partilha sobre bem servir.

Às vezes a gente floresce, às vezes a gente fica como aquela terra sem plantio esperando o tempo certo até ser preparada. Mas em todo tempo o bom agricultor, nosso divino mestre, continua absoluto em todas as estações da vida.

Como é bom saber disso e poder recomeçar sempre que necessário. E como estou recomeçando a compartilhar com vocês, nada melhor que dicas pra recomeçar. Vamos lá?

1- Faça uma lista

Quem acompanha o Elegante Sempre sabe o quanto a Jana fala sobre isso. Eu relutei muito já que não tenho muita facilidade com organização. Mas cada dia vejo como as listas são essenciais para organizar a nossa mente em relação às demandas que temos e nos preparar para seguir um ritmo.

2- Priorize!

Depois de um bom tempo sem ir a academia; sem fazer dieta; sem escrever para um blog… sem fazer qualquer coisa importante da sua lista a tendência é que ao retomar a rotina você tenha muitas coisas acumuladas. Então, priorize. Como? Pelo que é de fato mais importante. Delimite seu tempo, Deus sempre em primeiro lugar e não se esqueça que a referência de amor ao próximo é o próprio, então, nada de se colocar no fim da fila. Seja sua melhor amiga, uma das maneiras de fazer isso é se amando e cuidando.

3- Aprenda a dizer não

Uma das coisas mais difíceis e necessárias! Dizer não sem ferir, sem ser egoísta, sem agredir, sem ter que justificar. Toda vez que dizemos “sim” quando deveríamos ter tido “não”estamos aumentando a porcentagem de chance de logo ficarmos exaustas, irritadas e cansadas. E assim, abandonarmos tantas coisas necessárias que mais a frente teremos que recomeçar. Fácil já sabemos que não é, mas precisamos aprender a falar “sim” para as pessoas sem falar “não” para nós. Ou seja, dizer não a quem precisa quando preciso for. “Sim, não posso”, já é uma boa maneira de exercitar…rs

4- Saiba o que você precisa fazer

Há um ano, comecei a escrever um artigo por semana para o Elegante Sempre. Desde o ano passado, não publicava nada. Estou recomeçando agora, como também estou recomeçando em outras áreas da minha vida profissional e pessoal. De lá pra cá foram muito recomeços! Por que estou falando isso? Pra te lembrar que é importante definir o que você precisa fazer com base nos propósitos que você tem a cumprir. Nem tudo precisa ser recomeçado, tem coisas que realmente precisam ser deixadas para trás e seguir em frente com uma nova perspectiva. Não é fracasso desistir daquilo que não faz parte do propósito da nossa existência. Portanto, observe, aproveite o tempo de esperas, reavalie e depois recomece de acordo com sua missão.

5- A cada passo uma chegada

Já fez sua lista, sua agenda está atualizada, já está instrumentalizada de acordo com o que você deseja ou precisa recomeçar? Então, vá com calma, sem ansiedade, sem pressa. É no caminho que vamos descobrindo o melhor da vida, de nós, do outro. É enquanto trilhamos a jornada que vamos percebendo Deus na partilha cotidiana. É no dia a dia, ao andar com Ele. Desfrute a beleza do caminho.

*Prosseguindo neste recomeço, na próxima semana vou compartilhar dicas para receber em casa/apartamento pequeno. Mande perguntas, sugestões e ideias. Vamos recomeçar esse bate papo?

Abraços cheios de forças pra recomeçar!

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!