Elegante sempre - Janaína Depiné

6 passos para se livrar da culpa

Todos nós temos falhas, fraquezas e cometemos pecados. Por isso, vez ou outra somos atormentados pelo sentimento de culpa. Afinal, quem nunca se sentiu culpado? Mas será que é possível viver livre da culpa. A resposta é sim. Veja.

Sentir culpa está relacionado a remorso, a um de pesar,  vergonha e autocondenação que sentimos quando
fazemos algo errado ou reprovável.

Estudos de renomadas universidades revelam que a culpa pode estar por trás do ganho de peso, da depressão e até da procrastinação. Sentimos culpa por alguma coisa que fizemos e então hesitamos em iniciar uma tarefa nova, talvez por medo de cometer outro erro.

Não há dúvida que a culpa  é um dos sentimentos mais destrutivos para a alma humana. Então, como se livrar dela:

1.Não fuja da culpa

Você pode tentar negar, transferir ou reprimir a culpa, mas ainda assim sentirá seu efeito. Portanto, o primeiro passo para se livrar da culpa e parar de fugir dela. Enfrente-a!

2. Faça um inventário moral

Invista um tempinho para um momento de honestidade com você mesma. No seu quarto responda a seguinte pergunta: Sobre o que eu me sinto culpado? O que me envergonha? Quais são os segredos de minha vida? Quais falhas preciso vencer?

Se queremos nos livrar da culpa, precisamos ter em mente o que não está certo em nossa vida. Lembre-se que ninguém cresce sem confronto. Confronte-se!

3. Assuma a responsabilidade

O que mais impede a nossa cura é a fuga da responsabilidade.  Não podemos crescer, avançar e mudar sem ser honestos conosco. Para de mentir para si mesma. Não culpe os outros. Mesmo que a culpa tenha sido 90% dos outros, você ainda terá que  tratar dos outros 10% da sua culpa.

Então, feito o inventário, olhe para essa lista e diga: “Eu assumo a responsabilidade pelas minhas falhas/omissões/transgressões”.

4. Peça perdão a Deus

Essa é a parte, digamos, mais fácil. Afinal a Bíblia diz:

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e
nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1.9)

Quando confessamos a Deus nossas culpas e – de fato – nos arrependemos, ele apaga o nosso inventário. Simples assim.

Algumas pessoas acham que Deus não perdoaria alguns itens da lista por serem muito graves, mas precisamos entender o termômetro do perdão não é o quão bons ou maus temos sido, mas o caráter e a natureza de Deus. Ele é bom, é misericordioso e não mente. Se Ele diz que vai nos perdoar, então – confie –  Ele vai mesmo.

Jesus morreu por nossos pecados, não alguns, mas por todos os nossos pecados.

Precisamos nos lembrar de que Deus perdoa instantaneamente, gratuitamente e completamente.

Recapitulando: Faça a lista, assuma a responsabilidade e peça perdão a Deus.

5. Fale com uma pessoa confiável

Agora é a parte mais difícil, mas é o caminho essencial da cura e libertação.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem
curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. (Tiago 5.16)

Para sermos curados, precisamos confessar os nossos pecados uns aos outros. Precisamos nos
expor, quebrar a força do segredo e nos humilharmos para sermos curados. Esse é o caminho de Deus para nos livrar da culpa.

Mas, cuidado, não se abra para qualquer pessoa. Saiba selecionar um ouvinte confiável que num ambiente seguro e de amor possa ouvir você e ajudá-la a crescer.

6. Perdoe-se

Se Deus já lhe perdoou agora é hora de se perdoar. Pare de ficar remoendo o passado e aceite que você é uma pessoa perdoada. A Bíblia  diz:

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus.” (Romanos 8.1)

A Bíblia não diz que agora você é uma pessoa perfeita, mas sim que não é mais condenada. Não somos perfeitos, mas somos perdoados!

Portanto, toda vez que começarmos a sentir alguma culpa do passado já tratado, lembre-se de Romanos 8.1.

O diabo é um acusador e ele sempre tentará nos fazer sentir culpa por coisas que Deus já nos perdoou e esqueceu. Não dê ouvidos!

“Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados.” (Jeremias 31.34)

Ande em liberdade, sem o peso da culpa, e experimente a alegria de viver!

*Com informações da IBCBH

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).