Elegante sempre - Janaína Depiné

7 formas de lidar com pessoas rudes

Pessoas rudes são igual praga de lavoura, estão em todos os lugares. Por isso, se você se propõe a ser gentil e educada terá que saber lidar com elas.

1.Há mais gente rude

Nenhum instituto de pesquisa teve o interesse em saber disso, mas é fato que o amor está se esfriando. Não é à toa que as pessoas andam tão rudes. Vejo até mesmo famílias que se tratam de forma ríspida. Não permita que isso invada sua casa. “Por favor’, “Com licença” e “Obrigado” devem começar a ser ditos pelos membros da casa na rotina diária e sempre para toda e qualquer pessoa.

2.Mal se paga com bem

Esqueça o “olho por olho”. Mantenha a boa educação mesmo lidando com uma pessoa rude. Ela lhe respondeu grosseiramente? Mantenha a cordialidade. Pode fazer a outra pessoa se sentir constrangida pela forma como tratou você ( ou não). Vira e mexe lido com gente assim e nem por isso me deixo abalar. Levo na brincadeira ou dou uma reposta bem assertiva quando necessário.

3.Mostre empatia

Será que você consegue perceber por que a pessoa está sendo rude? Se a caixa do supermercado for ríspida com você que tal dizer, num tom de voz gentil ( e ñão irônico) que entende que ela está tendo um dia difícil e que você sabe como é isso. Isso certamente irá acalmar a pessoa. Se não funcionar, simplesmente ignore.

4.Como lidar com a maldade

Algumas pessoas são rudes por falta de trato social, mas outras são más de verdade. Nesses casos é importante se impor para não virar uma presa fácil.

5.Tenha uma conversa franca

Se uma pessoa do seu convívio é constantemente rude com você, chame para uma conversa. Pergunte o que está acontecendo e tente verdadeiramente entender porque a pessoa não respeita você. Se a conversa avançar de modo positivo a pessoa pedirá desculpas e certamente tentará mudar. Se não funcionar apenas afaste-se.

6.Evite a pessoa rude

Muitas vezes numa conversa em grupo a pessoa rude começa a atacar as outras. Sabe o que eu faço? Saio de cena. Para não de me deixar irritar por aquele mau comportamento e também porque sei que muitas vezes um grosseiro gosta de plateia.

7.Ofereça bondade

“Mate-os com bondade”, diz uma frase de uma canção de Selena Gomez. Acho perfeita. A melhor arma contra pessoas rudes é a bondade. Você pode não mudar o outro, mas certamente não se tornará um rude também. Se houver humildade e abertura do outro lado você pode até ajudar o rude.
Como finaliza a canção “Nenhuma guerra sobre a raiva já foi vencida. Apague o fogo antes de inflamar. Na próxima vez que você estiver lutando, mate-os com bondade”

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!