Elegante sempre - Janaína Depiné

A etiqueta do distanciamento social

No nosso escritório comercial há uma placa pedindo que apenas as pessoas do mesmo andar subam juntas no elevador. Alguém respeita? Não. Qual a dificuldade em esperar pelo próximo elevador?
O mundo pós-coronavírus e o distanciamento social tem diferentes interpretações das regras e tem trazido situações difíceis para muitos de nós.
Somos seres sociais e com muitos hábitos, mudá-los leva tempo. Estamos numa curva de aprendizado. Para facilitar preparei algumas dicas para diversas situações:

1.O que fazer ao encontrar alguém que não esteja usando máscara?

As máscaras são obrigatórias, mas sempre tem uma pessoa teimosa que insiste em não respeitar essa regra básica. Se você encontrar uma pessoa sem é seu direito manter distância e evitar esbarrar nela.
Se for um funcionário ou prestador de serviço você deve adverti-lo que a máscara é obrigatória.

2. O que fazer se a pessoa estender a mão para cumprimentar você?

Use um tom leve, como: “Nossa! Não podemos apertar as mãos. Não acredito este é nosso novo normal” e deixe a pessoa no vácuo.

3.Ao entrar no elevador já há outra pessoa lá

Fique à vontade para aguardar o próximo, mas lembre-se que na sua vez o elevador pode parar e alguém entrar lá. Não dá para esperar que os outros façam o mesmo que você. Portanto, se seu andar não for muito alto, considere subir as escadas.

4. Você está caminhando e vai passar por um corredor ou ciclista

Uma pesquisa recente sugeriu que as gotículas respiratórias de ciclistas e corredores podem se espalhar de 10 a 20 metros, dependendo de sua velocidade. Então, tente manter distância e usar sempre a máscara.

5. Você tem que passar por um corredor lotado no supermercado

A aglomeração de corredores nos mercados pode ser uma das experiências mais estressantes do momento, inclusive para funcionários de supermercados. Sempre dê distância entre as pessoas, especialmente nas filas de açougue e hortifruti, por exemplo.

Já tive que chamar a atenção educadamente de um homem que insistia em desrespeitar a distância de segurança.
O ideal é que os gerentes andem pelos corredores para lembrar educadamente os clientes de não amontoar funcionários ou uns aos outros.

6. Foi convidada para um evento e está insegura se deve ir

Ligue para o anfitrião e dizer algo como: “Estou muito feliz com o convite, mas também preocupada com o convite”. Depois pergunte quantas pessoas estão convidadas, se a reunião será dentro ou fora de casa e outros detalhes do plano. Obtenha informações sérias, em vez de especulações. Em seguida diga que vai pensar e dar um retorno no dia seguinte. Claro, dê um retorno. Fale com o coração e simplesmente diga a verdade.

Por fim, tenha paciência porque todos estamos aprendendo à medida que avançamos com isso. Use sempre a gentileza.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).