Elegante sempre - Janaína Depiné

Bonés ajudam na autoestima de homens com câncer

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos em homens com mais de 65 anos*. É por isso que novembro é marcado por diversas ações de conscientização para a importância da prevenção, chamado Novembro Azul. Em Belo Horizonte, um colégio adotou uma inciativa inspiradora. 

Há mais de uma década o Colégio Santo Agostinho de Belo Horizonte é parceiro do Instituto Mário Penna, que oferece tratamento oncológico em toda a região metropolitana. Este ano, pensando no Novembro Azul, a escola lançou a Campanha dos Bonés.

“Entendedores dos desafios e promotores da dignidade dos que sofrem e necessitam do nosso cuidado, propomos arrecadar bonés para os pacientes acometidos de câncer acompanhados pelo Hospital Mário Penna, a fim de amenizar os impactos físicos e emocionais provocados pelo agressivo tratamento”, diz a direção do colégio.

Até o final do mês os alunos estão sendo desafiados a doar um boné e deixar nas caixas coletoras espalhadas em pontos estratégicos do colégio. A iniciativa chamou minha atenção porque sempre vemos doação de lenços, perucas e cabelos para perucas pensando nas mulheres que estão lutando contra o câncer. A verdade é que o público masculino acaba mesmo esquecido. E, claro, ele também precisa e merece se cuidar.

Eu vou fazer a minha parte e já separei alguns bonés para doar. E você? Se na sua cidade não tem nada assim, que tal você mesmo começar uma campanha? Inspire-se!

*Informações do Ministério da Saúde

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!