Elegante sempre - Janaína Depiné

Como investir em pessoas?

Bem servir é investir nas pessoas e nos sonhos das pessoas. Eu logo cedo entendi isso porque sempre fui cercada por pessoas que investiram em mim. Me abençoaram de formas que não posso descrever, só sei que serei eternamente grata. E essas pessoas sabem disso. Outra certeza que tenho é que é impossível dar aquilo que não temos. Mas que também não é possível (ou pelo menos não sem esforço) reter o que temos. Seja bom ou ruim, o que temos transborda.

E o resultado de tanto carinho, investimento, presentes que recebi em forma de pessoas maravilhosas que Deus me deu a honra de conhecer, conviver e fazer parte da minha vida, é justamente transbordar o que recebi.

 

Uma das maneiras que encontrei para isso foi criando o Celeiro de Profissionais. Vou te explicar do que se trata… Sempre recebi muitos currículos. Acho que por ser muito conversada, ter sempre o desejo de ajudar e conhecer muitas pessoas, eles sempre chegavam até a mim. Chegou um tempo que tinha uma pasta exclusiva só de currículos, vez ou outra dava certo de uma pessoa ser contratada com indicação minha. Mas eu ainda achava muito pouco perto do tanto de gente que precisava.

 

Um belo dia comecei a sonhar com um projeto que pudesse apresentar os perfis profissionais que eu recebia. Pedi um colega que fizesse uma arte do perfil da minha irmã Thaynara que, na época, estava procurando novas oportunidades, e foi batata. Ali, por meio da minha timeline no Facebook, uma empresa marcou entrevista. Continuei sonhando e um outro belo dia compartilhei com o Thailor, um colega de trabalho na época, que estava pensando em um nome… Até que, enfim, chegamos a Celeiro de Profissionais. Mais um tempo e ao contar a ideia para algumas pessoas tive muito incentivo e apoio. Consegui criar a página no Facebook e Instagram com ajuda de um colega designer que trabalhava comigo na época, o João (mesmo que tinha feito o perfil da minha irmã). Por meio dele, a página ganhou cara, identidade e aos poucos fui tomando mais coragem.

Fiquei nove meses desempregada, tentando me encontrar em um novo tempo de possibilidades. Alguns sonhos morreram nessa época, outros nasceram e alguns comecei a colocar em prática, como o Celeiro. Ao voltar a trabalhar, encontrei um novo colega também designer, o Ronis, que abraçou o projeto e a ideia de ajudar pessoas a arrumar um trabalho e desenvolverem seus talentos. Agora, menos de dois meses que está ativa novamente, já teve gente que encontrou emprego; empresa que encontrou o profissional que queria, gente colaborando e servindo sem olhar a quem. Isso me ilumina! Por que mais do que dar uma oferta, presente, fazer algo por alguém, acredito que ajudar as pessoas a encontrarem, desenvolver e potencializar seus talentos é incrível. Acredito que isso gera um ciclo de talentos, de gente investindo em mais gente, de gente servindo mais gente. Além de pedir para você ir lá conferir,  curtir e compartilhar os canais do Celeiro de Profissionais no Facebook e Instagram também quero deixar quatro dicas para que você também invista em pessoas:

1 – Faça além do que lhe pedem

Independente do que lhe pedirem, ‘não envie apenas o currículo’, vá além. Se pode fazer mais, faça.

2 – Seja um incentivador de pessoas

Sabe aquele tipo de pessoa que ao ser apresentada a uma solução arruma três tipos de problemas? Não seja essa pessoa. Pelo contrário, se alguém tem uma dificuldade ou bloqueio, ajude-o a ver além dos obstáculos. Incentive, encoraje, invista! Seja um consultor de boas ideias, de encorajamento, um visionário, alguém que levanta os outros, coloca pra cima. Tem gente pelo caminho que tem tudo para ir além só falta alguém para empurrar, dizer que ele consegue, que vai dar certo.

3 – Oferte tempo, recursos, palavras, cuidado, atenção, carinho, conselhos, abraços

Não importa o que você possa para ajudar a vida de alguém, mas acrescente com o que você puder. Já ouvi histórias lindas de pessoas que tiveram a vida completamente transformada – para além da profissional – porque alguém mobilizou algum recurso, alguma estrutura. Tem gente ao seu lado que talvez não tenha o mínimo pra mudar de vida mas tem vontade. Apoie a vontade das pessoas de melhorar, de crescer, de ir em frente, de superar. Não tem recompensa mais linda que ver essa pessoa brilhando e poder pensar “eu estava lá quando não tinha luz”.

4 – Acredite nas pessoas

Nada é tão promissor quanto alguém que foi inspirado a acreditar que pode. Sério. Observe um grupo de crianças realizando alguma atividade esportiva, por exemplo. Dá para saber quais são aquelas que encontram mais apoio, mais segurança e mais pessoas que confiam nelas em casa pela postura delas. Você já viu o que acontece quando você fala mil vezes para alguém ter cuidado, que é perigoso, que é difícil, que ele não dá conta? Ele não dá mesmo. Tem gente que realiza sonhos incríveis e não é porque é o mais talentoso, mas porque acreditaram muito nele. Seja o tipo de gente que confia em si mesmo e que acredita no outro. Impulsione pessoas para frente, o mundo vai parar de andar pra trás.

De mãos dadas e alguns empurrões para frente e até o nosso próximo encontro!

Por Thalita Daher

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).