Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com alfinetadas de forma cristã e elegante

Você já recebeu alguma indireta durante uma conversa ou mesmo nas redes sociais? Uma leitora cristã anda passando por isso e pediu ajuda. Veja um caminho elegante para lidar com esse tipo de situação.

Como eu disse para a leitora, existe um mandamento que é a essência da etiqueta e que Jesus coloca como prioridade, logo depois de “amar a Deus sobre todas as coisas” que é o respeito e amor ao outro: “E se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Romanos 13:9).

Mas e quando esse próximo nos ofende? Nos “alfineta”? Nos provoca? Como responder?

O salmista se viu na sua pele quando clamou a Deus “Não deixes que os meus inimigos traiçoeiros se divirtam à minha custa; não permitas que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo” (Salmos – 35:19)….E segue: “A nossa alma está extremamente farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade e do desprezo dos soberbos” (Salmos – 123:4).

Cada palavra de desprezo ou zombaria que ouvimos não cai apenas sobre você, mas está chegando ao seu Pai.

Como mãe, se alguém zombar de um dos meus filhos estará ferindo a mim. Deus é um pai muito mais eficiente, exigente, zeloso e perfeito do que eu.

E ele odeia pessoas que falam falsamente sobre as outras e fazem esse tipo de maldade. “Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” Provérbios 6:16-19

Portanto, ouça as ofensas ou “alfinetadas” em silêncio e humildade. Não respondendo ou usando a mesma tática dessas pessoas. Como eu sempre digo: leve o desaforo para casa…Mas para a casa do Pai.

Como cristãos, nosso comportamento deve representar e manifestar o caráter de Cristo. Mateus 5:37 diz: “Diga-se pois simplesmente, ‘Sim ou ‘Não. O que passa daí vem do maligno.”

Portanto, ao ser questionada, responda “sim” ou “não”, mas não se justifique. Não busque ser aceita pelas pessoas, pois o único que pode ou não aprová-la é Deus.

Aliás, considere que tudo isso como um refinamento do seu caráter. Seja perseverante numa conduta de mansidão e humildade, pois isso agrada a Deus e lhe trará a melhor e maior benção de todas:

“Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo” Mateus 10:21-22

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).