Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com o surto do coronavírus sem perder o bom senso

O coronavírus chegou ao Brasil e muita gente está em pânico. Será que é para tanto? E o que fazer para lidar com um vírus mortal sem perder os bons modos? Confira!

O Brasil tem 1.913 casos suspeitos de coronavírus, diz Ministério da Saúde. Até o momento, só 200 foram confirmados*. O paciente retornou de Turim, no norte da Itália, na sexta-feira (21.02) e teve o diagnóstico confirmado na quarta-feira (26.02). E a  Organização Mundial da Saúde (OMS) já elevou o alerta de risco de disseminação e impacto global para “muito alto”.

De todas as formas de prevenção divulgadas pelo Ministério e pela Organização Mundial da Saúde, a mais importante é a higiene. Confira:

  • Lave as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água.
  • Lave as mãos por pelo menos 20 segundos.
  • Mesmo com as mãos limpas, evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
  • Limpe regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.
  • Utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros não devem ser compartilhados.
  • No momento de tossir ou espirrar, é recomendado o uso de um lenço de papel para cobrir boca e nariz, em vez de usar as mãos. Esse lenço deve ser descartado após o uso.

A grande questão é: como manter a gentileza se pode se contaminar por meio de aperto de mãos ou com beijos no rosto?

É hora de rever alguns hábitos sociais, como cumprimentar com beijos no rosto ou com um aperto de mãos.

Como agir se alguém lhe cumprimentar com aperto de mão ou beijos

Recuse com gentileza e diga: – “Vamos tomar cuidado! Não quero passar nenhuma doença para você. Viu como está a situação do Coronavírus?”

Assim, você toma para si o risco de contaminação e não joga para a outra pessoa. Logo ela ficará até agradecida com seu cuidado.

Corona kiss é tendência lá fora

Na  Semana de Moda de Paris, com o cancelamento de shows e eventos, surgiu um novo hábito para os fashionistas: o “corona kiss”.
Para evitar a contaminação, convidados da fashion week se cumprimentaram com “beijinho aéreo”, sem encostar rosto com rosto, balançando a cabeça vagamente na direção um do outro.

Igreja também sugere menor contato

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil enviou comunicado às igrejas pedindo que a comunhão eucarística seja recebida nas mãos pelos fiéis, em vez de diretamente na boca. Que o momento da oração do Pai Nosso seja realizado sem o contato manual entre os fiéis e outra recomendação é evitar os abraços no momento da “Paz de Cristo”, substituindo o gesto por uma leve inclinação de cabeça.

As igrejas evangélicas começaram a se manifestar na segunda semana de março. Cultos estão sendo transmitidos pela internet e as reuniões nos lares foram canceladas em muitas cidades.

Use máscaras, apenas uma, se necessário

Em locais com aglomerações de pessoas como aviões, ônibus e eventos, faça uso da máscara de proteção.
A procura é tanta que rodei várias farmácias de Belo Horizonte sem achar uma sequer.  Sorte a minha que meu esposo tinha uma guardada.

Mas na Itália, por exemplo, as máscaras de proteção e álcool em gel sumiram das prateleiras e muita gente já revende a preço exorbitante. Há pacotes com 50 máscaras protetoras por 100 euros (R$ 494), valor 900% superior ao preço normal, de dez euros.
No Brasil, o Procon de São Paulo já investiga se há pratica abusiva de preço.

É sempre bom lembrar que você precisa só de uma máscara por pessoa/dia ( e para quem vai enfrentar locais públicos ou aglomerados) se estiver resfriado (a). Pense no próximo!

Cuidado ao espirrar

Não espirre nas mãos ou no ar. Seja por gripe ou apenas alergia, você pode molhar alguém ou espalhar germes com 40 mil gotículas por todos os lugares ou pessoas.

O jeito correto de espirrar, inclusive recomendado pela OMS, é no cotovelo. Assim você protege o ambiente e os outros. É claro que o mais elegante seria espirrar num lenço de papel (de tecido não é higiênico), mas você sabe que nem sempre dá tempo de pegar um quando o espirro vem.

Ah, nem pense em prender o espirro. Pode fazer muito mal à saúde provocando desde aumento súbito da pressão intracraniana até podendo estourar o tímpano.

Agora se você tiver uma crise de espirros, faça um favor a si e a todos, peça licença e saia do ambiente. Mantenha a calma e lembre-se que espirrar é um ato fisiológico.

Saiba mais sobre etiqueta nos resfriados clicando aqui.

Sem crendices

O ministério também explica que não há nenhum medicamento, chá, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

Não espalhe fake news

Precisamos ter cuidado em não espalhar germes, mas também notícias falsas. Precisamos ter cautela com o que é compartilhado e  não ficar apenas dentro da própria bolha nas redes sociais.
Recebeu alguma notícia sobre a sua cidade, não compartilhe imediatamente, é preciso ficar calmo e procurar outras fontes. Há algum jornal dizendo isso? Algum órgão público de saúde está dando alerta sobre essa informação? Verifique antes de disseminar.

*Dados de 16.03.2020

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).