Elegante sempre - Janaína Depiné

Como não esquecer um nome?

O leitor confessou: vive esquecendo o nome das pessoas e sabe o quanto isso é deselegante. Ele precisa de uma ajuda urgente, pois tem que lidar com clientes novos diariamente. Sem pânico, veja as 7 dicas que resolvem de vez essa gafe.

Esquecer o nome de alguém é muito comum. Isso porque ao ser apresentado pela primeira vez a uma pessoa aquela informação vai para a memória de curto prazo, ou seja, dura poucos minutos na caixola. É o efeito Dory ( aquele peixinho desmemoriado do Procurando Nemo…rs).

Então, a ideia é fazer aquela informação ir parar na memória de longo prazo. Para isso, como lido com meu Déficit de Atenção (TDHA) há tantos anos, estudei as melhores técnicas dos especialistas em memorização e transformei nessas dicas. Veja como é simples e comece agora mesmo!

01
Quando for apresentado à pessoa preste muita atenção na hora em que ela disser o nome. Ela fará isso apenas uma vez e provavelmente vocês irão conversar por muito tempo sem que ela diga novamente, portanto não se distraia nessa hora.

02
Quem tem um nome difícil ou diferente já está acostumado, portanto, na dúvida, pergunte quantas vezes for preciso. Se for muito complicado peça à pessoa que o soletre.

03
Assim que for apresentado à pessoa dê um jeito de usar o nome dela. Por exemplo: “Prazer em conhecê-lo, Luiz” ou “Luiz, mas o que você acha disso?”. Ao tratar a pessoa pelo nome você estará reforçando isso para seu cérebro. Funciona melhor do que ficar repetindo mentalmente “Luiz, Luiz, Luiz” (hahaha).

04_
Essa técnica é perfeita. Pode ser uma música ou o nome de alguém conhecido. Por exemplo, se a pessoa se chama Pedro, logo lembro que tem o nome do meu filho caçula. Se a pessoa se chama Luiza, lembro da canção de Tom Jobim: “Luiza, me dá tua mão…” ( cante mentalmente enquanto conversa). Às vezes podemos usar uma brincadeira. Exemplo: se o sujeito chama-se Mário, você pode conversar com ele lembrando do personagem do videogame. Enfim, ache algo para associar ao nome da pessoa.

05
Assim que possível escreva o nome da pessoa em um papel ou no cartão que ela lhe entregou. A escrita é uma excelente forma de memorização, por isso os resumos ajudam tanto nos tempos de escola.

 

06
Ao fim do dia, reveja seu dia. Lembre-se de cada pessoa e seus nomes. Isso vai colar as novidades na memória de longa duração.

07
Se apesar de tudo isso você ainda ficar em dúvida quando rever a pessoa, diga: “Desculpe, aquele dia conversamos tanto, mas não memorizei seu nome”. Melhor ser sincero do que falar o nome errado.

Essas dicas foram úteis? Comente aqui!
{Com informações do livro “Os Dez Hábitos da Memorização” (Renato Alves), You Can Have an Amazing Memory (Dominic O’Brien) e Mentes Brilhantes (Alberto Dell’Isola) }

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).