Elegante sempre - Janaína Depiné

Como organizar o almoço do dia a dia

Quem me acompanha nos Stories já viu que minha rotina é bem corrida. Há um tempo estou só com faxineira em casa por escolha pessoal e a experiência me levou a desenvolver muito mais a organização, especialmente com relação ao almoço já que trabalho fora e todos gostam de comida caseira. Hoje compartilho algumas dicas que vão ajudar você a ser elegante até no meio da correria.

1) Lave e separe tudo no dia em que comprar

Costumo fazer supermercado aos sábados. Então, assim que chego já lavo e guardo tudo separado como vou usar. As carnes já deixo em porções para o dia em saquinhos Ziploc, alguns legumes que não escurecem eu até deixo cortado e lavado em potinhos herméticos e as folhas eu lavo e guardo nos potes em camadas com papel toalha para não estragarem por conta da umidade. Isso facilita bem a rotina.

2)Pense no cardápio antes de ir às compras

Carnes assadas, grelhadas e refogadas são mais rápidas. Ainda no açougue você pode pedir para cortarem do jeito que vai usar: bife, estrogonofe etc

3)Seja dinâmica

Como minha rotina começa por volta das 5h da manhã já tenho que deixar o almoço pronto na noite anterior, pois meu esposo e filho mais velho almoçam no trabalho. Então, quando chego em casa no início da noite é uma das primeiras coisas que faço. Antes de tomar banho e relaxar eu preparo o almoço. Sensação de dever cumprido é bom demais.

4) Sucos naturais

Para acompanhar o almoço, faço um suco natural de manhã cedinho. Para diminuir o trabalho uso polpa congelada ( vende no mercado) e para transportar aproveito as garrafinhas de bebidas prontas. Ecológico, saudável e econômico.

5) Cuide da semana

O feijão e o arroz não precisam ser feitos só para o dia. Então, faço arroz em maior quantidade para durar dois ou até três dias. Já o feijão pode ser feito para a semana e congelado em potinhos ou em maior quantidade para dois dias.

6) Divirta-se

Em vez de cansativo, cozinhar pode ser divertido. Eu coloco louvores, podcast de cursos ou uma série no Netflix para ver enquanto preparo. Multitarefas, né?

7) Cozinhar é um ato de amor

É claro que num dia atípico podemos pedir um iFood ou ir a um restaurante, mas a comida feita pela mãe tem outro sabor. Tem gosto de amor, de zelo, de saber o que cada um prefere e assim fazer combinações que atendam a todos. Além de ser mais saudável e higiênico, pois temos o controle de todo o preparo, é uma forma de manifestar amor e deixar um legado de cuidado que dinheiro nenhum compra.

E você? Como organiza a rotina da família?

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!