Elegante sempre - Janaína Depiné

Como recusar um convite com educação?

A leitora tem uma dúvida: como recusar o convite de uma amiga para ir a uma festa de aniversário sem ser deselegante? Não criemos pânico. Que nunca passou por isso? Eu já. Zilhões de vezes e agora ajudo você a se sair dessa.Ela me explicou que na ocasião do convite aceitou de imediato, mas depois pensou melhor. A aniversariante mora numa cidade vizinha e o veículo da leitora não está com manutenção adequada para enfrentar a estrada. Ela até tentou se explicar, mas a aniversariante achou que era só desculpa. E agora?

Aceitar um convite na empolgação é muito normal, mas não deve

Aceita que dói menos. Muitas vezes nem estamos cientes da nossa agenda e dizemos: “Claro!” Depois descobrimos que não será possível conciliar. Eu vivia fazendo isso para não ter que dizer não. Depois vira uma bola de neve de um monte de compromisso embolado igual o cabo do fone do nosso celular.

Outras vezes acontecem imprevistos (como esposa de repórter já tive até que ir em casamento sozinha na última hora) ou refletimos melhor (às vezes assumimos tantos compromissos que ficamos sobrecarregadas). Por isso, a primeira dica é:

Agradeça o convite, deixe claro sua alegria em ter sido lembrada, mas nunca confirme de cara que vai. Não dê certeza. Não empenhe sua palavra. Seja sincera e diga que se for possível você irá. Se não puder já diga logo ( faço isso ao menos umas cinco vezes ao dia): Nossa! Eu ia amar participar, mas nesse dia e horário eu já tenho compromisso. 

Mas, no caso específico da leitora, a melhor saída agora é mandar um presente com um cartão bem caprichado e não se preocupar com muitas explicações. Afinal, o justo não se justifica.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).