Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta nas Cataratas ( ou qualquer passeio com muita água)

Esse post nasceu quase como uma brincadeira. Mas depois de pensar um pouquinho…Por quê não? Estive em Foz do Iguaçu-PR quando criança ( meus pais até me perderam lá…Mas isso é tema para outro post) e recententemente para participar de uma série de eventos promovidos pela igreja Ceifa. No meio da programação a querida Michele Chang nos levou para conhecer as Cataratas. As dicas para seu passeio ser divertido e seguro você vê agora.
Por sua beleza natural, a cidade de Foz atrai pessoas do mundo inteiro. A boa quantidade de voos domésticos para lá também é um incentivo a mais para que a cidade entre na lista de desejos de muitos viajantes brasileiros. Além disso é bastante comum ver turistas estrangeiros por todas as partes.

Dentre os vários programas, sem dúvida, as Cataratas são o programa número 1. Você pode fazer o passeio por dois lados. O argentino e o brasileiro. Este último muito mais interessante. Há uma trilha que passa por vários mirantes e um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio. Há também passarelas, caminhos que foram construídos para levar o turista a apreciar tudo de perto.

Dicas

1. VOCÊ VAI SE MOLHAR, ACEITE!

A passarela principal que dá acesso até a Voz de Deus ( como prefiro chamar o ponto conhecido como Garganta do Diabo) está localizada bem perto das quedas, e por esse motivo, para vê-la você vai se molhar, querendo ou não. Desencane do cabelo se quiser se divertir. Cuide também do celular!

2. LEVE CAPA DE CHUVA

Já que você sabe que vai se molhar, leve uma capa de chuva. Na entrada do parque você compra uns modelos bem descartáveis num preço melhor, mas pode economizar se comprar na cidade antes do passeio. Já as que são vendidas dentro do parque tem valor mais alto. Planeje-se!

3. ESCOLHA ROUPAS CONFORTÁVEIS

Durante as trilhas você vai caminhar muito, portanto, escolha roupas leves e confortáveis. Sapatos apropriados para caminhada e antiderrapantes. Se possível leve uma muda de roupas extra  e uma toalha caso você se molhe.

4. USE  PROTETOR SOLAR E REPELENTE

Como muitos atrativos ao ar livre você estará rodeado de áreas com mata, use muito protetor solar e abuse do repelente.

5. CUIDADO COM OS QUATIS

Os quatis são fofos, mas não se iluda. Eles são animais selvagens e podem atacar se estiverem com fome. A dica é: não os alimente, não coma perto deles e nem tente fazer carinho.

6. LEMBRE-SE DOS DOCUMENTOS

Se você tem a intenção de conhecer Argentina ou Paraguai, não se esqueça de estar com seu RG ou passaporte original válido.

7. ESTUDE AS DATAS

Se a ideia é ver as quedas d’água em seu potencial máximo e com muito volume, vá no verão. Mas se prefere ver a beleza de quedas d’água mais definidas, o melhor é ir no inverno. De toda forma as Cataratas são um espetáculo incrível o ano inteiro.

Ah, se puder conheça os dois lados das Cataratas, tanto o lado brasileiro, quanto o lado argentino tem suas peculiaridades e diferenças.

Ah, se possível escolha uma data que haverá o Luau das Cataratas. Esse evento existe alguns dias por mês nos dois lados, brasileiro e argentino. E, pelo que a Michele me contou, é um espetáculo sem igual.

E você? Já conhece as Cataratas? Que tal essas dicas?

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).