Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta nas eleições (para eleitores)

A campanha eleitoral invadiu ruas, adesivos em carros, TV, rádios e, principalmente, as redes sociais. Não tem como escapar dos políticos que, mas será que dá para passar por uma campanha eleitoral sem muitas gafes entre família, amigos e até no trabalho? Dá sim e eu lhe digo como.

Candidato perde, mas amigo não

Vamos combinar uma coisa? Se você é de direita e seu amigo de esquerda, não importa. Amigo é amigo, partido é partido e político segue o vento favorável. Se você não suporta o candidato do seu amigo é hora de pular a pauta “eleições” da sua conversa. Não troque um amigo por um candidato. Sério.

Preserve o grupo da família

Se você quer ter um Natal feliz poupe o grupo do WhatsApp da família de comentários, memes e links políticos. Toda família é heterogênea e já tem motivos suficientes para discutir. Desde quem vai levar o que na festa até porque não convidaram Tio Zé para o casamento do primo de terceiro grau. Não arrume mais um.

O voto é secreto

A não ser que sua meta seja ser cabo eleitoral de um candidato você não precisa manifestar seu voto publicamente. É um direito seu mantê-lo secreto. Tudo bem você querer se preservar, viu?

Trabalho não é palanque

Não queira discursar para seus colegas sobre o seu candidato favorito. Isso pode não soar bem para o seu chefe, especialmente se ele estiver de um lado politicamente oposto a você. Então, no trabalho, mantenha o voto secreto.

Não ataque

A pior defesa é o ataque. Falaram mal do seu candidato? Deixe que a equipe de marketing dele se preocupe com isso. Fique na sua. A opinião e o choro são livres.

Alie-se

Assim como os políticos fazem, se você gosta desse auê eleitoral, crie aliados. Em vez de destilar ódio por aí, crie seu grupinho de WhatsApp onde todos vão votar no mesmo candidato. Lá vocês trocam memes, vídeos, comentários à vontade e sem ferir ninguém.

Por fim, lembre-se que em toda eleição uns saem comemorando e outros chorando. Saber perder faz parte do processo democrático.

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!