Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta pós-pandemia

Todo mundo ansioso para voltar a vida “normal”. Mas será que já dá para sair, aglomerar e se divertir com amigos?
Com o aumento da vacinação, diminuição de casos e óbitos, muitas atividades já voltaram ao presencial, mas ainda existem alguns protocolos necessários.

Veja como se proteger da Covid nessa etapa e ser elegante com os outros (e consigo):

1) A vacinação é exigida em muitos locais

Os números não mentem. A vacina subiu, a doença caiu (e os óbitos mais ainda). Mas, se mesmo assim você desconfia da vacina, lembre-se de que muitos lugares exigem vacinação.
Um exemplo é quem quer viajar para os Estados Unidos. O país já está aceitando brasileiros desde que vacinados e testados.

2) Ainda não é hora para relaxar 100%

Aulas e trabalhos presenciais, restaurantes, cinemas e teatro abertos podem dar uma sensação de segurança. Mas, muita calma nessa hora. A máscara e o distanciamento ainda são necessários.

Segundo infectologistas, quando NÃO há distanciamento, mesmo aqueles vacinados colocarão outras pessoas em risco.

3) Máscara segue necessária

A máscara é uma medida simples, barata e contém a transmissão. Ela funciona como um cinto de segurança e tirá-la antes da hora é o mesmo que tirar gesso antes da hora.

Em locais fechados, no mundo todo, ela ainda é obrigatória. Já em locais abertos, ao ar livre, muitas cidades estão liberando.

4) Restaurantes com cautela

Muita gente estava sentindo falta, especialmente os empresários do ramo (com toda razão). Então, dê preferência aos que têm espaços abertos ou que dão a distância necessária entre as mesas ( em média 2 metros).

Use máscara quando não estiver comendo, quando for falar com o garçom e quando for se servir num buffet.

5) Academia de máscara

Eu sei que não é bom, mas os especialistas são unânimes. Você precisa ficar o tempo todo de máscara. Isso porque nenhuma vacina tem eficácia de 100%. Então, uma pessoa vacinada pode, ainda que em menor porcentagem, contrair a doença e contaminar outras.

A forma mais segura de evitar novas variantes, portanto, é usando a máscara em locais onde há muitas partículas de saliva no ar, como a academia.

Escolha horários mais vazios, já que os infectologistas garantem que os horários cheios são tão perigosos quanto um show.

Limpar os equipamentos com álcool em gel deveria ser uma prática comum, mas agora ela é obrigatória.

6) Ensino seguro

Na escola ou universidade deve-se usar máscara n95, a mais segura, o tempo todo. E trocar a cada quatro horas.

Na hora do intervalo ou lanche, prefira comer sozinho ou com distância dos colegas.

7) Shopping, shows e baladas

Segundo os profissionais, ainda não são opções 100% seguras. Então, máscara e álcool em gel à rodo.
Prefira ficar em locais mais vazios, abertos e não no gargarejo.

8) Viagens seguras

Viajar de avião exige cautela. As próprias companhias alertam para só fazer viagens necessárias. Para o exterior é obrigatório apresentar teste negativo de Covid (na ida e na volta – e você paga por ele) e, alguns destinos exigem também o comprovante de vacinação. Portanto, consulte a companhia aérea para saber a regra direitinho.

Em todos os destinos é obrigatório o uso de máscara o tempo todo. E ela deve ser trocada a cada quatro horas.
De ônibus é preciso também estar de máscara. De carro, prefira viajar com familiares que já estão convivendo com você.

Por fim, é bom lembrar que os especialistas brasileiros são unânimes: estamos em uma tendência ótima em relação ao nosso futuro próximo, por isso o momento é de cautela e não de excessos.

Eles pedem que continuemos tomando os cuidados necessários para evitar contaminação, mesmo com o esquema vacinal completo contra covid-19. Precisamos eliminar o vírus do país, e o relaxamento excessivo das medidas sanitárias, aumenta a chance de novas variantes aparecerem por aqui. O que ninguém quer, não é mesmo?

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).