Elegante sempre - Janaína Depiné

Filtro solar e elegância

Ninguém duvida da importância do filtro solar, afinal aquele visual bronzeado já não é elegante há muito tempo! Antes sinal de saúde, ter a pele queimada do sol representa exatamente o oposto disso. Muito mais conscientes temos nos protegido do sol, mas como não escorregar na etiqueta na hora do filtro e como convencer as crianças sobre a importância do uso? Hoje eu lhe dou algumas dicas!

Confesso que o sol escaldante não me atrai (tanto é verdade que estou com pouca vitamina D – algo bem comum nos dias de hoje – e tenho que suplementar), mas nem sempre foi assim.

Quando criança, antes da era filtro solar, eu ficava no sol até descascar e seguia feliz! Depois com a pele toda arrebentada eu recebia uma camada grossa de Hipoglós (aff) para continuar na praia. Com você era assim também?

Hoje, claro, estamos muito mais conscientes da importância do uso do filtro, vamos à dermatologista, tememos o câncer de pele, o envelhecimento precoce e tudo mais. Agora, vá convencer uma criança desse discurso todo de camada de ozônio, raios UVA e UVB,,,rs

Por isso, veja algumas dicas elegantes para manter a etiqueta na hora do sol e ainda motivar uma criança a passarem  filtro solar:

1.Dê o exemplo

Os pais devem passar o filtro ( sempre FSP 30 ou mais) antes dos filhos, assim os pequenos naturalmente entenderão que é algo importante. Passe sempre ainda no quarto, sem roupa, para garantir cobertura completa (não se esqueça das orelhas, pescoço, nuca, mãos, pés e boca). Espere secar para colocar a roupa.

2.Escolha bem o produto

Se seus filhos fazem cara feia na hora de passar o filtro, use aqueles modelos mais práticos em spray. Também opte por um que tenha cheiro agradável ( alguns têm odor de remédio e isso não ajuda nada). Para o rosto opte por um filtro apropriado, menos oleoso e FSP mais elevado.

3. Retoque sempre

Quem vai ficar exposto ao sol deve reaplicar o filtro de três em três horas ou sempre que entrar na água, dizem os especialistas. Porém, se estiver ao ar livre evite protetor em spray. Vai por mim, metade ficará no ar…rs

Outra dica importante é que na hora de reaplicar cada um cuida do seu corpo. No máximo peça ajuda ao esposo ou uma amiga para cuidar das costas.

No que diz respeito às crianças, a Nívea lançou um produto que achei muito bacana para estimulá-las a reaplicarem o filtro. Bonecos que ficam vermelhos quando expotos ao sol sem proteção. Veja que campanha fofa:

4. Faça uso de roupas protetoras

Nos programas ao ar livre adote camisas de manga comprida, calças compridas, bonés (em especial aqueles que têm aba em volta do pescoço) e óculos de sol anti-UV.

5. Filtro no carro

Se a viagem é de carro, garanta que seu veículo tenha película protetora com filtro. No caso de bebês coloque aqueles protetores extras nas janelas para garantir que o sol não entre em alguma área sem que você perceba

6. E a maquiagem?

Antes de se maquiar passe o protetor (lembre-se que até mesmo a lâmpada fluorecente faz mal à pele), depois opte por base e pó com filtro solar ( tem de várias marcas). Ao longo do dia, retoque o pó com filtro para não ter que repetir todo o processo de maquiagem do zero.

E, então, agora já dá para enfrentar os raios solares com elegância e proteção, não?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).