Elegante sempre - Janaína Depiné

Mascar chiclete é falta de educação?

Sem dúvida crianças e adolescentes costumam gostar de mascar chicletes. E adulto? Já viu? Achou estranho? Será que é uma gafe ficar mastigando aquela goma? Essa era a dúvida da leitora que eu respondo agora.

CHICLETE X SAÚDE

Se há alguns anos a grande preocupação era a cárie que poderia aparecer por conta do açúcar contido no chiclé, hoje, com as versões sem açúcar, isso ficou no passado.

Mas os médicos ainda são contra a goma de mascar e por vários motivos.

1)Usá-la depois de uma refeição tem um efeito perigoso

Durante as refeições há um aumento do fluxo salivar para a digestão. O ambiente bucal fica ácido e demora algum tempo para voltar ao normal e deixar de roubar minerais dos dentes. Se o sujeito fica mastigando o chiclete depois os dentes não se recuperam desta perda. Ou seja, aquele chicletinho para tirar o hálito de comida deve ser trocado por uma bala sem açúcar ou, melhor ainda, uma boa escovação e um enxaguante anti-séptico.

Os médicos também afirmam que o uso excessivo de chiclete (mesmo sem açúcar) pode provocar gases e gastrite.

2) Prejudica seu raciocínio

Uma pesquisa feita pela Universidade St. Lawrence dizia que mascar chiclete bombeava sangue para o cérebro e, por consequência, aumentava a concentração e até ajudava na resolução de problemas de matemática. Mas um segundo estudo derrubou essa teoria. Segundo os cientistas da Universidade de Cardiff, a goma de mascar nos faz esquecer itens ou misturar a ordem deles.

3)Atrapalha sua respiração e pode até matar

Sou praticante de Muay Thai e Jazz e em ambas as atividades, mesmo tão distintas, meus professores são taxativos: não se pode mascar chicletes. Além de prejudicar a respiração, a goma pode causar danos ainda mais graves como sufocamento e, por consequência, parada respiratória.

Em 2005, o maratonista amador Cuauhtémoc Larriba, de 52 anos, participava de uma competição no México quando engasgou-se com a goma de mascar e sofreu uma parada respiratória. Após a necropsia ficou declarado que o chiclete era o causador da morte. Clique aqui para ver uma notícia da época.

Quem viveu uma situação semelhante em 2009 foi o jogador Aluisio do Vasco da Gama. Após um choque de cabeça com outro jogador ele sofreu uma parada respiratória por cerca de dez segundos. O motivo: uma goma de mascar. Felizmente ele sobreviveu. Veja:

CHICLETE X ELEGÂNCIA

Como se todos esses motivos não fossem o bastante para você ficar livre do chicletes, é extremamente desagradável ficar mastigando ao lado de alguém. Pior ainda quando a pessoa ainda fica com a boca aberta.

Veja onde você NUNCA deve mascar chicletes:

  1. Eventos religiosos
  2. Trabalho
  3. Entrevista de emprego
  4. Sala de aula
  5. Eventos formais
  6. Igreja
  7. Teatro
  8. Atendimento ao público
  9. Durante uma atividade física ou dirigindo  (pelos motivos do item 3)

Porém, um dos poucos benefícios do chiclete é ajudar a diminuir a ansiedade ou trazer uma relativa segurança em momentos de tensão. É que a repetida movimentação da musculatura facial, desde que não por muito tempo, pode mesmo relaxar. Então, pode ser uma boa antes de um primeiro encontro, antes de uma apresentação ou palestra ( mas jogue fora antes de começar o evento ou compromisso).

0_ERROS

Se você gosta dessa guloseima, a dica é não mascar de boca aberta, nem fazer ruídos ou ficar estourando bolas, o que irrita qualquer um ao lado.

Ah, e assim que acabar de mascar jogue no lixo. Nada de pregar embaixo de mesas, cadeiras ou jogá-lo no chão, viu?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).