Elegante sempre - Janaína Depiné

O que está por trás das orações não respondidas

A oração faz parte do nosso relacionamento com Deus. Ele ama ouvir nossa voz e se alegra em responder nossos pedidos. Mas por que será que algumas orações simplesmente não são respondidas?

Há uma razão para isso. Na verdade, várias e eu vou explicar a você.

1)Desobediência

Antes de recebermos uma benção de Deus, ele deseja que obedeçamos a sua palavra. Olha o que diz o Provérbios 28:9: “Se alguém de recusa a ouvir a lei até suas orações são detestáveis”.

Isso quer dizer que não adianta pedir se não obedecermos primeiro.

Em Tiago 5:16 aprendemos que “A oração de um justo é poderosa e eficaz”. Isso dignifica que qualquer oração é poderosa e eficaz? Não, só a do justo, ou seja, aquele que anda em obediência.

Jesus também esclareceu isso: “Se permanecerem em mim, e minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem e lhes será concedido” João 15:7

Aqui temos uma garantia de que receberemos o que pedirmos, mas há uma condição: “permanecer nas palavras de Cristo”. Ou seja, orações atendidas são consequência de uma vida de obediência.

2)Vida de pecados

Mais do que desobedecer, viver em pecado é uma forma de não ter orações respondidas. É o que garante o salmista: “Se eu acalentasse o pecado no coração o Senhor não me ouviria” Salmos 66:18

3)Motivação errada

Alguns pedidos nossos nascem de uma motivação errada. Por exemplo: É errado desejar que Deus nos dê roupas? De forma alguma, é justo e necessário. No entanto, se você desejar uma roupa para parecer mais bonita do que uma amiga, aí o desejo tem a motivação errada.

É o que Tiago nos explica: “Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” Tiago 4:2,3

4)Repetições

Orar de forma repetitiva também não é algo que agrada a Deus. Sejam orações decoradas ou mesmo se ficamos falando as mesmas coisas toda vez.

Imagine quando uma criança fica pedindo ao pai a mesma coisa o tempo todo: “Me dá isso. Me dá isso. Me dá isso. Me dá isso. Me dá isso.Me dá isso.” Não seria irritante? É o mesmo que acontece quando repetimos a oração.

Foi Jesus que nos alertou sobre isso: “E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.” Mateus 6:7,8

5)Falta de convicção

Um outro jeito de não recebermos um pedido de oração é a falta de fé. Quando oramos com dúvida ou incerteza de que Deus no atenderá já temos uma oração fracassada.

Jesus explicou que tínhamos que orar com confiança: “Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” Marcos 11:24

E ele fazia exatamente assim. Antes de fazer milagres, Jesus sempre agradecia: “Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves, mas disse isso por causa do povo que está aqui, para que creia que tu me enviaste”. João 11:41,42

Ou seja, antes de ressuscitar Lázaro ele agradeceu crendo que o Pai lhe atenderia. O mesmo aconteceu antes da multiplicação dos pães e peixes: “Ele ordenou à multidão que se assentasse no chão. Depois de tomar os sete pães e dar graças, partiu-os e os entregou aos seus discípulos, para que os servissem à multidão; e eles o fizeram. Tinham também alguns peixes pequenos; ele deu graças igualmente por eles e disse aos discípulos que os distribuíssem. O povo comeu até se fartar. E ajuntaram sete cestos cheios de pedaços que sobraram.” Marcos 8:6-8

6)Coração duro

Uma boa razão para Deus não atender nossas orações é um coração cheio de amargura. A amargura é um sentimento ruim, de sofrimento, tristeza e ressentimento. Ela leva ao isolamento, infelicidade, ingratidão, à falta de prazer em ambientes alegres ou até mesmo ao afastamento de Deus.

Um sentimento que, assim como uma bactéria, tem vida e vai comendo a nossa alma e endurecendo o nosso coração. E Deus deseja que vivamos de forma a adorá-lo de todo o coração.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” João 4:23-24.

7)Nossa vontade na frente

Outro erro ao orar é colocar nossos interesses à frente de Deus. Todo os nossos pedidos e desejos devem ser sempre submetidos primeiro ao Senhor.

Jesus fez isso. No Gólgota, quando estava abatido pelo que iria enfrentar logo mais ele pediu que Deus o poupasse, mas colocou a vontade de Deus à frente.

“E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”. Mateus 26:42

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).