Elegante sempre - Janaína Depiné

Por que cozinhar faz bem?

Tem gente que ama cozinhar. Tem gente que não. Tem gente que fica mais à vontade na cozinha que na sala. Tem gente que se perde só de abrir a geladeira, a dispensa ou acender o fogão. Mas quer a gente goste ou não cozinhar faz um bem danado. Vamos saber por quê?

O lugar que eu mais gosto de ficar em casa é na cozinha e ao redor da mesa. Um dia ainda vou ter uma mesona grande daquelas cheias de cadeiras bem no centro da cozinha. Eu amo esse negócio da cozinha, esse cheirinho bom que sai de lá, essa ideia de sair do fogão e ir direto para a mesa. Gosto de servir e servir bem pra servir sempre, gosto de mesa posta, farta mesmo com simplicidade, gosto de comida servida quente, salada colorida, mesa decorada, cozinhar pra quem eu amo. Isso é um privilégio pra mim. Me tira o estresse, me alivia nos dias de angústia, me alegra mesmo nos dias mais difíceis, me encoraja quando estou desanimada, e não tem pia cheia que me faça desanimar.
O que me desanima mesmo é a falta de afeto, de presença, de tempo, de cuidado, de jeito, de respeito, o desamor que alguns teimam em compartilhar com o outro. O resto a gente pede fé a Deus e encara, mesmo nos dias de frio como agora.

E como gosto do tema, quero te convidar pra cozinha, pra conferir comigo os benefícios de cozinhar:

– Economia

– Unir pessoas

– Reúne a família

– Vínculo afetivo

– Demonstra cuidado

– Pode ser usado como terapia (literalmente a pia é toda sua)

– Você fica mais segura com relação à higiene já que você está preparando a comida

– Alimentação mais saudável e natural (isso se você não gostar de cozinhar só doces e frituras)

– Cozinhar é uma arte

– Cozinhar provoca prazer, relaxamento, diversão, bem-estar, equilíbrio emocional

– Cozinhar é um ato de amor

– Desperta a gratidão e o reconhecimento por parte de quem é servido (mas não se frustre se não vier, nem todo mundo está pronto para ser grato e valorizar o outro)

 

Pesquisando sobre o tema achei um texto da chef Adriana Mattar em seu blog em que ela explica muito bem o que é cozinhar e por que faz tão bem:

“Cozinhar, para mim, é como colocar os dois pés no chão e encarar a vida como ela é. Sem confusão. Bater as claras em neve e esperar que elas cresçam. E elas crescem. É se interessar em fazer algo gostoso para outra pessoa. É querer fazer alguém um pouco mais alegre. É também querer ser amado e admirado como recompensa. E assumir isso. É ambicionar que o seu prato saia sempre melhor do que o último que preparou. É desejar que quem for provar perceba todos os sabores ali contidos. É se mostrar. É ter coragem de errar. É tomar vários riscos de não agradar. É sempre estar pronto para tentar de novo. É ter paciência para esperar o ponto certo. É tomar cuidado. É saber ser sério e disciplinado senão nada funciona. É ter muito bom humor para fazer valer a pena. É ser audaz e misturar coisas novas. É buscar o equilíbrio. É acreditar de verdade que tem sempre muito ainda a aprender e melhorar. É ser exibicionista e vaidoso, mas não muito. É ter orgulho do que se faz. É ter confiança e esperança que tudo pode dar certo. É topar que pode não dar. É saber sentir prazer e satisfação. É gostar de ser feliz. Cozinhar é poder fazer e sentir muitas coisas bacanas ao mesmo tempo. Então, cozinhem sempre.”

Se você já cozinha e ama essa arte, continue sua jornada. Se você não gosta ou não sabe, quero incentivá-la a investir em aprender e em aproveitar os benefícios de cozinhar.

Você não precisa ser nenhuma chef ou mestre cuca. Não precisa ficar o dia todo na cozinha, fazer mil cursos, nada disso. Mas sugiro que se aventure pela cozinha, transponha limites, saiba preparar pelo menos o prato predileto da sua família, oriente sua ajudante (se tiver) sabendo o que você está falando ou não precise comer todo dia fora porque não sabe fazer. Você também pode escolher aprender e aproveitar o bem que cozinhar faz. E ah, se o maridão também souber, convide-o para cozinharem juntos. Vai fortalecer ainda mais a união. Depois me conta!

Abraços e até nosso próximo papo na cozinha.

 

Perfil_colaborador_Thalita

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).