Elegante sempre - Janaína Depiné

Professora encoraja alunos e você pode fazer o mesmo

Ao descobrir, durante uma reunião de pais, que uma de suas alunas havia tentado o suicídio, a professora Britnni Darras tomou uma decisão que iria impactar a vida de todos os seus alunos. E o que ela fez você também pode.

A aluna de Britanni foi salva por um policial, depois de uma ligação anônima. Depois de saber de toda a história, a professora escreveu uma carta para a garota que estava no hospital. A jovem leu aos prantos comentou com a mãe: “Como alguém pode dizer coisas tão boas sobre mim? Eu achava que ninguém sentiria minha falta se eu fosse embora”.

O fato é que esse sentimento de vazio e falta de sentindo na vida entre os jovens é mais comum do que parece. Segundo dados de um levantamento recente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mais de 21% dos brasileiros de 14 a 25 anos têm sintomas indicativos de depressão. Entre as mulheres, a proporção é ainda maior e passa de 28%.

Além disso, um em cada dez já pensou, em algum momento, em tirar a própria vida e 5% dos jovens declararam já terem feito alguma tentativa de suicídio.

Por isso, ao saber da reação da aluna à sua carta a professora decidiu fazer melhor e passou dois meses escrevendo cem cartas à mão. “Se eu digitasse uma nota eu não estaria mostrando o quanto cada um deles é especial. Então escrevi à mão. Cada carta é diferente. Algumas são histórias, outras são somente elogios”, explica a professora, lembrando que as pressões sofridas pelas crianças faz com que o suicídio se torne um problema cada vez mais comum entre os jovens.

Cartas de Britnni Darras

Cartas de Britnni Darras

Ela percebeu que palavras simples, mas cheias de amor, podem fazer um bem enorme aos seus alunos, todos eles, independente de sofrerem um quadro depressivo ou não.

Profª Britnni Darras com suas alunas

Profª Britnni Darras com suas alunas

“Cada uma dessas crianças precisa saber que são especiais, e que fazem diferença no mundo”, diz. A história contada num post do Facebook da professora viralizou nas redes sociais, mas pode ganhar um efeito muito maior se espalharmos essa ideia.

Escreva cartas que valorizem o outro. Sejam colegas de trabalho ou da escola, amigas da academia, filhos, sobrinhos, enfim, manifeste a importância de cada um deles em sua vida. Eu já vou começar!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).