Elegante sempre - Janaína Depiné

Quando é tempo de descansar

Você já parou para pensar se não tem se cobrado demais? Eu tenho feito essa reflexão desde o ano passado. Porque no meio de 2017 eu cheguei ao ponto de pensar em desistir, parar com o Elegante Sempre, dizer simplesmente: Cansei! Chega!  Por que eu não desisti? Isso eu conto agora!

Viagens abençoadas, mas que me deixavam longe de casa nos fins de semana. Horas e horas de aconselhamento, que esgotavam minha bateria espiritual. Tantas pessoas com problemas urgentes e dramáticos que me faziam perder o sono. Milhares de retornos que eu precisava dar nas inúmeras redes sociais, pedidos a serem respondidos que consumiam meu pouco tempo de descanso…E tudo voluntário, sem retorno financeiro algum e, por isso mesmo, exigindo que eu conciliasse com meu trabalho secular durante toda a semana.

Mas, então, Deus fala conosco por meio de pessoas e, especialmente, pela sua Palavra. Meditando sobre a vida de Jesus vi que ele também se cansava.

O vemos fatigado, dormindo no barco, durante a travessia do mar. Pouco antes de encontrar a mulher samaritana percebemos novamente seu desgaste: “Jesus, cansado da viagem, sentou-se à beira do poço. Isto se deu por volta do meio-dia. “ João 4:6O.

E antes de alimentar uma multidão, notamos o esgotamento dele e da equipe. “Havia ali tanta gente, chegando e saindo, que Jesus e os apóstolos não tinham tempo nem para comer. Então ele lhes disse: — Venham! Vamos sozinhos para um lugar deserto a fim de descansarmos um pouco.” Marcos 6:31.

Muitos líderes estão esgotados, eu sei, já estive assim. Porém, lendo a história do maior líder da humanidade percebi que, como Jesus, precisamos saber o momento de ir para um lugar deserto para descansar. Há tempo para todas coisas e o descanso é uma delas. Como tudo na natureza podemos ser 100% produtivos. Deus descansou. Jesus descansou. Nós precisamos descansar.

Enquanto passava dias meditando nessas palavras, meu único confidente era meu esposo. Num dia de semana ele  foi numa reunião de oração. Lá havia um profeta do Senhor. Ele levou um amigo e ambos esperavam, um pouco céticos, quem sabe receber algo de Deus para eles. Nesse dia eu estava dando uma palestra nem Belo Horizonte e não pude acompanhá-lo.

Durante a pregação, esse pastor se aproximou do meu esposo e disse: “Jesus sabe que sua esposa quer desistir. Ele está vendo o cansaço dela. Ele sabe que as águas estão turbulentas, mas ele está com ela no barco. Diz para ela não desistir. A partir de hoje ela vai conseguir voltar a descansar e dormir”. Claro que meu esposo voltou para casa em êxtase. Ele queria me contar tudo, mas adivinhe: Eu estava apagada dormindo ( algo que nunca fazia). Ele tentou me acordar, mas foi em vão. Teve que se segurar para me contar tudo no dia seguinte, com riqueza de detalhes.

Sabe, temos vividos dias malucos em que nosso valor é medido pelo que fazemos. Na outra mão, temos um Evangelho nos dizendo que nosso valor não está no que produzimos, mas em quem habita em nós.

Há dias em que faço muito, noutros muito é feito em mim. Em todos eles eu estou só admirando a paisagem, pois onde navego há só um capitão. E garanto: Ele sabe bem para onde estamos indo.

Aproveite também a jornada, sempre cabe mais um nesse barco!

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!