Elegante sempre - Janaína Depiné

Quantas pessoas convidar para um evento?

A leitora fez uma festa de aniversário e nem metade dos convidados apareceu. Agora ela está preocupada, pois vai se casar e está com receio de acontecer o mesmo. O que fazer para não tomar um bolo gigante nas comemorações? A resposta você confere agora.

Você toma todas as decisões de uma festa com base no número de convidados, certo? Com esse dado você vai fazer as contas da comida, bebida e espaço. Para não errar leve veja essas três dicas.

1. Pense bem a data

Escolher uma data que cai num dia que concorre com um grande evento na cidade é uma fria. Eu que o diga. Recentemente fiz uma palestra em que o número de participantes foi drasticamente reduzido porque era a final de um campeonato importante de futebol. Resultado: muitos foram assistir no estádio e outra boa parte fica com receio de sair de casa e ter confusão na rua.

No caso, quando definimos a data não consultamos a tabela do campeonato ( porque eu sequer vejo futebol), mas é algo a se pensar no futuro. A mesma regra vale para grandes shows e eventos importantes que podem dispensar seus convidados.

Além disso, feriados também podem ser complicado já que muita gente viaja.

2. Leve em conta a porcentagem faltosa

Na área e eventos, onde atuei muitos anos, contamos sempre uma quebra de 30% para eventos empresariais e 20% para casamentos, aniversários e eventos sociais. Isso quer dizer que se você faz um evento para 100 pessoas pode convidar sem medo umas 130 pessoas se for corporativo e 120 se for social. Dependendo da cultura da cidade a porcentagem pode variar. Em cidades pequenas, como há menos eventos concorrendo com o seu, a quebra pode ser menor.

Se seu evento tiver um serviço de confirmação (R.S.V.P), mesmo assim considere uma quebra de 5 a 10% do número de confirmados que não irão devido a imprevistos.

3. Tempo e localização

Considere a acessibilidade ao local do evento e a proximidade da entrega do convite. Uma festa de casamento deve ter convite entregue em mãos ou via Correios ( para quem mora em outra cidade) com um mês de antecedência. Não se convida para casamento por WhatsApp e nem Facebook. Já eventos empresariais podem ter convite 15 dias antes e costumam ter maior aceitação quando realizados logo após o final do expediente.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).