Elegante sempre - Janaína Depiné

Um guia moderno de etiqueta na entrega de presentes

Presentear é algo que deixa muita gente em dúvida. Como e quando fazer? Para sanar todas as dúvidas preparei sete dicas essenciais para a entrega de presentes. 

1)Presentes de anfitriã são sempre necessários?

Sim! Você sempre deve levar um presente para a casa de alguém que vai recebê-o. Ainda que a anfitriã diga que não precisa levar nada, leve! O presente pode ser algo singelo como um kit de porta-guardanapos, um jogo de velas decorativas, perfume de ambiente, guardanapos de tecido ou até algo bem caseiro feito por você como uma sobremesa ou torta.

 

2)Quanto tempo você tem que enviar agradecimento?

Sempre que receber um presente, abra e agradeça na hora. Porém, se o presente veio pelos Correios ou foi entregue por outra pessoa, dentro de uma semana do dia em que você o recebeu envie um agradecimento por e-mail, WhatsApp ou um cartão à mão.

3)O que fazer quando recebe um presente, mas não dá para retribuir?

Nesse caso não chame atenção para o fato de que você não ter um presente retribuir. Em vez disso, demonstre gratidão à pessoa que o presenteou. Depois, se achar adequado, dê um presente em uma data posterior.

4)Se receber um presente caro, como retribuir à altura?

O mais importante ao presentear é o afeto do ato. Algo artesanal, personalizado, feito por você, terá muito mais valor do que algo que custe muito dinheiro. O que faz um presente valioso é o tempo e dedicação empreendidos nele.

5)Dar presente em dinheiro é errado?

Em vez de dinheiro, prefira um cartão vale-presente. Mas no caso de allguém que está economizando ou se preparando para uma vigem, um presente em dinheiro pode ser muito mais útil. Se for alguém intimo, dê o dinhero num envelope com um cartão de incentivo.

6)Repassar um presente é correto?

Depende. Algumas vezes ganhamos bons presentes em duplicidade. Nesse caso pode ser uma saída interessante. Porém se você não gostou não vale repassar, afinal o outro pode também não gostar e, pior, querer trocar. Já escrevi sobre isso aqui.

7)O embrulho é importante?

Sem dúvida! Até um presente fino, entregue sempre embalagem correta vai parecer desleixo e descaso. Sempre embrulhe com capricho o presente. Se não tiver o material adequado coloque numa sacolinha de tecido ou, ao menos, passe uma fita em volta.

Veja outros post sobre o assunto…

Não vou à festa, devo mandar presente?

Pode repassar presente?

Devo abrir o presente na hora?

É correto dar presente em noivado?

 

Aguarde...

Cadastre-se

Fique por dentro das novidades do blog!