Elegante sempre - Janaína Depiné

 A mulher cristã deve se preocupar com moda e beleza?

Essa era basicamente a dúvida de uma leitora dia desses. Ela viu um vídeo que gravei sobre Etiqueta Crista ( veja aqui) e nele eu citei 1 Pedro 3:3-4: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e joias de ouro ou roupas finas. Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus”.

De fato num primeiro olhar podemos ter a impressão que o cuidado com a aparência não seja agradável a Deus, mas não é isso que diz o texto.

Deus se importa com nossa aparência, sim. Veja o que disse Jesus em Mateus 6:28-30: “E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?”

Isso quer dizer que Deus quer nos ver bem, formosos e com boa aparência. Porém, sem jamais o exterior se sobrepor ao nosso interior. É justamente isso que está escrito em 1Pedro 3:3-4

Nestes versículos acima Pedro ressalta a importância do interior da pessoa. A nossa aparência é algo importante, porém Deus não considera isso superior ao interior. Existem comparações na Bíblia com relação a ser bonito exteriormente e por dento feio e vazio, como sepulcros caiados (Mateus 23:27) ou em Provérbios 11:22 “Como joia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da discrição”, “O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” – 1 Samuel 16:7

Certamente você já conheceu alguma mulher muito bela, porém vulgar. Ou então vestida com grifes luxosas dos pés à cabeça, mas mas vazia por dentro. A verdadeira beleza ( e que não envelhece) é a do interior.

Portanto, cuidar-se e ter uma boa aparência é bom, aceitável e justo. Porém devemos fazê-lo com discrição e sem jamais dar mais ênfase ao exterior do que ao interior que é o que realmente conta para Deus.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).