Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com a inveja

Devo confessar que ando meio cansada de ver tanta gente reclamando da “inveja alheia”. Expõem a vida em minúcia e detalhes nas redes sociais e reclamam que as pessoas estão cobiçando o que elas têm? Mas será que elas estão sabendo agir com sabedoria e cautela para evitar esse tipo de ação? Como perceber se é inveja mesmo e como combatê-la?

Como cristã, obviamente não acredito no poder do “olho gordo”, mas sei que muitas pessoas sentem raiva e inveja e por isso chegam a cometer atos horríveis que vão desde uma fofoca até tentar prejudicar gravemente o outro. Porém, precisamos distinguir o que é inveja e o que é consequência de erros pessoais.

Quando não é inveja

Segundo especialistas, culpar nossos fracassos pelo tal “olho gordo” na verdade revela a vontade humana de controlar o destino. Como há muitos obstáculos, algumas pessoas tentem a atribuir qualquer fracasso a gente mal intencionada ou com um poder sobrenatural de prejudicar os outros com pensamento, galinha preta e farofa.

Precisamos deixar a superstição de lado, assumir a responsabilidade por nossos erros e ter fé em Deus que é maior do que qualquer maldade humana ou sobre-humana.

Quando é inveja de fato

Por outro lado, muitas vezes uma pessoa que se destaca das demais seja pelo trabalho, bens, beleza, dons, sabedoria ou família pode atrair olhares invejosos. Já dizia o sábio rei Salomão: “O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja?” (Provérbios 27: 4)

Aliás, na Bíblia temos várias histórias sobre inveja como a de José que era ridicularizado e zombado por seus irmãos que o invejavam por ser o filho favorito de Jacó, seu pai, além de ser favorecido por Deus com visões e revelações . Tudo isso afrontava o estilo de vida desleixado dos irmãos.

“Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no.” (Gênesis 37:4).

O resultado é que os irmãos venderam José como escravo e ele foi parar no Egito onde sua vida teve uma grande reviravolta e ele terminou como um grande governador daquele país.

Mesmo que o invejado se sinta oprimido, sem dúvida, a maior vitima da inveja é o próprio invejoso: “O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos.” (Provérbios 14:30).

Como agir com quem nos inveja

Se você descobriu que é alvo de inveja há três passos eficientes de combater esse sentimento do que apenas reclamar.

1)Responda com o bem

A melhor reação à inveja é continuar a fazer o bem aqueles que nos fazem mal. Isso não só neutraliza, como pode por fim a competitividade naquela relação.

É o que orientou Paulo aos Romanos: “Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.” (Romanos 12 : 20)

Ou seja, ao fazer o bem você deixará o invejoso com a consciência em chamas.
2) Não estimule

Viva com singeleza, não faça exposições desnecessárias, nem provocações. “A sabedoria está com os modestos”, diz Provérbios 11:2.

Evite exibicionismo nas redes sociais ou mesmo contando para todos as suas vitórias e conquistas. Como bem disse Augusto Branco: “A inveja tem facebook”. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo.” Filipenses 2:3,

3)Mantenha-se firme

Ainda que tentem atrapalhar seus planos, os invejosos não terão êxito se você prosseguir firme.

Isaque prosperava e recebia a promessa de Deus para sua vida, por isso os filisteus tiveram inveja dele e para tentar atrapalhar sua colheita, entulharam os poços de onde tirava água para seu sustento. A reação de Isaque foi ignorar e continuar sua vida prosperando cada vez mais.

“E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente.”( Gênesis 26.18-19). Ou seja, mesmo sendo invejado, prossiga rumo ao seu alvo, sendo sempre justo.

Um exemplo que nos ensina a vencer a inveja. Espero que você obtenha êxito! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).