Elegante sempre - Janaína Depiné

Como ser mais gentil

Você sabe que o mundo carece de gentileza. O grande desafio é como se tornar uma pessoa mais gentil? Hoje eu trago dicas práticas para lhe ajudar.

Gentileza é tratar com afeto as pessoas, atender as necessidades de alguém antes das nossas. É enxergar o valor do outro e revelar nossa capacidade de amar.

Infelizmente nem todas as pessoas são gentis, especialmente diante de uma injustiça ou tratamento ruim. Afinal, pense em como você reage quando o garçom não atende bem a sua mesa?

Recentemente um casal de Iowa, nos EUA, deu uma gorjeta de R$ 245,00 a um garçom mesmo após ser mal atendido. Makenzie e Steven Schultz resolveram recompensar o profissional apesar do atendimento ruim. “O atendimento foi horrível. Vinte minutos para servir uma água, 40 minutos para um couvert e mais uma hora para a entrada. As pessoas ao redor estavam fazendo piada sobre o quanto o serviço era ruim. Sim, era terrível. Mas era óbvio que o problema era a falta de pessoas para atender, não do garçom”, disse Makenzie.

Segundo a americana, ela e o namorado chegaram a contar 12 mesas que estavam sendo atendidas pelo mesmo funcionário, que “corria de um lado para o outro feito louco e não demonstrou irritação com nenhum cliente”.

“Isso costumava acontecer conosco quando servíamos mesas. Não me esqueço e nunca gostei desse trabalho. Fazia pelas gorjetas. Steven e eu concordamos que seria bacana fazer a noite desse cara melhor quando ele provavelmente receberia o mínimo de gorjetas pela demora do atendimento”, relatou.

A história foi publicada no Facebook da americana que só resolveu revelar isso como um conselho amigável para as pessoas: “Pensem na situação como um todo, antes de julgar. E sempre, sempre, sempre se lembrem de onde vieram.”

Conta com gorjeta e um recado
Conta com gorjeta e um recado simpático: “Já estivemos na sua pele. Repassando o favor”

Será que você faria o mesmo numa situação dessas? Para ajudá-lo a praticar a gentileza separei algumas dicas práticas listadas por Gary Chapman, no livro “O Amor como um estilo de vida”:

1)Segure a porta para alguém
2)Cumprimente o caixa do supermercado
3)Deixe alguém que está com menos itens que você passar à sua frente no supermercado.
4)Se perceber um colega desempenhando um bom trabalho, conte isso ao chefe dele.
5)Guarde as datas de aniversários dos seus funcionários e parabenize-os.
6)Divida seu guarda-chuva com alguém
7)Dê uma ajuda concreta a quem está precisando, não apenas diga: “Se precisar de algo me avise”
8)Visite um idoso
9)Dê boas gorjetas
10)Sorria para uma criança e dê atenção ao que ela fala  (recomendação minha: abaixe-se para conversar com ela).

A gentileza é tão importante que a Bíblia inteira está recheada de recomendações valiosas sobre isso:

“Não retenhas o bem de quem o merece, estando na tua mão poder fazê-lo.” Provérbios 3:27

“Mostrai bondade e misericórdia cada um a seu irmão”. Zacarias 7:9

“Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” Efésios 4:32

“Então, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.” Gálatas 6:10

“Finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, cheios de amor fraternal, misericordiosos, humildes. 9 Não pagueis mal por mal, nem injúria por injúria. Pelo contrário, bendizei, porque para isso fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança”.1 Pedro 3:8,9

Vamos ser mais gentis enquanto há tempo?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).