Elegante sempre - Janaína Depiné

Disciplina cristã: 6 passos para não deixar mais nada para amanhã

Dia desses uma leitora comentou que gostaria de fazer tantas coisas, mas lhe faltava disciplina. Você também é assim?

Eu sei que ela não está só. Muita gente tem dificuldade em dar sequência a um projeto, persistir numa dieta, conseguir realizar múltiplas atividades…

A disciplina, tão difícil de encontrar, tem a mesma etimologia da palavra “discípulo”, que significa “aquele que segue”. Seguir é uma decisão interna. No cumprimento das obrigações, precisamos de autodomínio e a capacidade de superar os condicionamentos internos e externos que se apresentam na vida cotidiana. Ou seja, o primeiro passo é entender que precisamos escolher ser disciplinados.

Mas, depois da decisão tomada, como se tornar disciplinado? O grande educador Paulo Freire já dizia que “Ninguém se disciplina sozinho”. Por isso, o segundo passo é buscar ajuda. Você pode ler vários livros de autoajuda, mas quem pode salvar a si mesmo? É na Bíblia que encontramos verdadeiras lições valiosas sobre o valor e a importância da disciplina.

É importante lembrar que qualquer pessoa é capaz de ter disciplina pessoal. Porém, os níveis variam de pessoa para pessoa. A boa notícia é que é possível desenvolver a disciplina pessoal com seis dicas que podem ser determinantes. Vamos à elas?

1. Seja franco(a) consigo mesmo
O primeiro passo é identificar as áreas da sua vida onde lhe falta disciplina. Pense em como isso afeta a sua rotina. Agora visualize-se sem esses problemas. Com mais disciplina você ganhará mais credibilidade, confiança, tempo e energia.

“A viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto”
Provérbios 1:3

2. Escreva suas metas
Anote o que você irá fazer para se tornar mais disciplinado(a). Crie o passo a passo de como deve atuar, mas seja realista. O fato de escrever dá peso ao seu compromisso.

“ O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina” Provérbios 1:7

3. Fuja da procrastinação
Sabe aquela vontade de deixar para depois? Ela é a inimiga nº 1 da disciplina. Encare o que você tem que fazer como algo inegociável. O que está na sua meta é o seu foco. Não dê nem aceite desculpas.

“Se você esperar pelas condições perfeitas, jamais fará nada” (Eclesiastes 11.4 – tradução livre)

“Não se gabe do dia de amanhã, pois você não sabe o que este ou aquele dia poderá trazer” (Provérbios 27.1).

4. Diga não
Certamente surgirão situações como um convite para um café na hora exata em você deveria terminar um trabalho. Saiba dizer não e agradecer o convite. Para ampliar a disciplina pessoal é preciso distinguir o lazer do trabalho.

“Seja, porem, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.” Mateus 5:37

5. Resista aos obstáculos
Grandes atletas, empresários ou recordistas sempre tiveram obstáculos no caminho para o sucesso, mas o diferencial é que eles souberam que essas barreiras eram necessárias para crescer. Para isso é preciso ser positivo e acreditar que vai chegar lá.

“Agarra-te à disciplina e não a soltes, conserva-a, porque é a tua vida.” Provérbios 4:13

6. 21 dias seguidos
Mantenha-se firme nas suas metas por 21 dias seguidos. Segundo especialistas, esse é o tempo mínimo para criar um novo hábito. Se falhar antes retome tudo desde o início até atingir as 3 semanas.

“Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento” Provérbios 23:23

Espero ter lhe ajudado!

Beijos

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).