Elegante sempre - Janaína Depiné

Envelheça com elegância

Vivemos num tempo em que envelhecer parece algo errado. As pessoas simplesmente não aceitam a verdade inegável: só não envelhece quem morre jovem. Você também vem sofrendo essa pressão para ser “forever young”?

O problema é que o medo da velhice tem cobrado um preço alto demais. Rostos e corpos deformados pelo excesso de plástica, pessoas viciadas em procedimentos estéticos, bochechas exageradas de tantos produtos artificiais, bocas esticadas por efeitos colaterais de tanto estica-e-puxa. Mulheres tentando fingir que o tempo não passou, usando roupas de adolescentes ou ostentando homens muito mais jovens.

Hoje quero falar a você sobre como envelhecer de forma elegante e de acordo com os padrões bíblicos. E mesmo que você seja jovem, convém a leitura. Afinal, enquanto lê este texto, já está envelhecendo.

1)Tudo é vaidade
“Vaidade de vaidades, diz o Pregador, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 12:8), Salomão – o homem mais sábio que já existiu, chegou a essa conclusão ao perceber que o homem terminará na velhice sem poder segurar nada do que acumulou, pois nada lhe pertence de fato. Tudo não passa de vaidade. Portanto, preocupe-se menos em manter o corpo “da moda”, em ganhar tanto dinheiro ou comprar tantos bens e invista mais seu tempo no que é eterno.

2)Dê frutos
A verdade é que a velhice deveria ser vista como um grande prêmio. Independentemente da idade, podemos e devemos continuar produtivos: “O justo florescerá como palmeira…Na velhice ainda dará frutos”, Saiba que a sua experiência de vida pode e deve alimentar outras. Invista tempo num trabalho voluntário, atue junto à igreja, lidere grupos de oração.

No dia do enterro da minha avó Bela fiquei emocionada ao ouvir o relato de amigos de que toda semana ela ia aos hospitais orar com os doentes. Algo que marcou a vida de muita gente, inclusive a minha.

3)Aproveite o tempo de colheita
A terceira idade é um tempo de colheita. Se você semeou no passado, certamente colherá os frutos. Para isso, saiba plantar. Ou seja, faça escolhas sob a direção de Deus nos anos da juventude. Isso também diz respeito à saúde. A juventude é tempo de investir em bons hábitos.

4)Use a sabedoria
A velhice também pode ser sinônimo de sabedoria: “Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento.“(Jó 12: 12).
Saiba ser uma pessoa que tem sempre uma palavra temperada, que traz paz na família em vez de discórdia e que é um conselheiro justo e discreto. Isso fará de você uma pessoa rodeada de amigos e familiares em busca de uma orientação.

5)Livre-se do cansaço
Muitos acham que junto ao envelhecer vem a perda de disposição e o cansaço. Mas aqueles que tem fé sentem exatamente o oposto. O corpo pode até não ter a mesma aparência e firmeza, mas o fôlego…. “Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40)

O que eu desejo para você é o que desejo para mim também. Que possamos chegar ao fim das nossas vidas com uma certeza: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” ( 2 Timóteo 4:7-8)

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).