Elegante sempre - Janaína Depiné

Mordomia: um princípio para a vida

Há uma profissão quase em desuso hoje em dia, a do mordomo. Aquele sujeito que cuidava de tudo numa casa e garantia que as coisas funcionassem perfeitamente. Mas você sabia que o princípio da mordomia é algo que não saiu de moda e todos nós podemos e devemos cultivar?
Devemos administrar e cuidar com amor de tudo o que conquistamos com a ajuda de Deus , seja uma simples roupa à nossa preciosa família. Isso é um principio para a vida.

Na Bíblia encontramos uma chave que explica a mordomia:“Tomou, pois, o Senhor Deus o homem e o pôs no Jardim do Éden, para o cultivar e o guardar“. (Gênesis 2:15).

Ou seja, antes de Deus criar o homem, considerada sua obra-prima, ele preparou a Terra para oferecer tudo o que o ser humano viria a precisar. Portanto, a responsabilidade de cuidarmos daquilo que nos foi dado é de todos.

Cuidar do nosso tempo, do meio ambiente, dos bens materiais ( conservando e não desperdiçando), mostra que somos bons mordomos.

De pequeno

A mordomia deve ser ensinada às crianças desde bem pequenas. Cuidar dos brinquedos, não quebrá-los ou riscá-los, guardar tudo depois de usar, preservar o meio ambiente… Na fase escolar entram novos cuidados: fazer os trabalhos com dedicação, preservar o material escolar, gastar um lápis e borracha até o fim e por aí vai.

Onde usar

O princípio da mordomia pode ser usado em todos os aspectos da nossa vida:

• No bom uso dos nossos dons e talentos
• No cuidado com o corpo
• Na gestão do nosso tempo
• No cuidado com a alma e o espírito
• No zelo e preservação dos bens materiais (públicos e privados) e do meio ambiente
• Na boa administração do dinheiro
• No cuidado com a família e amigos
• Na cooperação com o próximo

Se queremos sempre o melhor devemos cuidar desde as coisas mais simples que temos ou administramos. Quando damos o nosso melhor como mordomos, Deus também nos retribui. “Se fiel no pouco e sobre o muito te colocarei” (Mateus 25:21)

E você? Tem sido um bom mordomo?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).