Elegante sempre - Janaína Depiné

7 motivos para as crianças não usarem o Facebook

Você já deve ter visto nos termos de uso do Facebook que só pode criar um perfil nessa rede social quem tem 13 anos ou mais. Na prática é beeeem diferente.

Uma pesquisa feita pela MinorMonitor, nos EUA, entrevistou pais de mil crianças menores de 18 anos que estão no Facebook. E pasme: 38% tinham 12 anos ou menos e 4% tinham idade de 6 anos ou menos!

No Brasil a situação é ainda mais grave. Mais da metade das crianças entre 6 e 9 anos está no Facebook. A pesquisa feita este ano pela AVG envolveu 400 pais e mostra que 97% dos filhos já acessaram a web. Do total, 54% têm conta no Facebook, 15% se comunicam por mensagens instantâneas e 21% ainda usam e-mail.

Os pequenos entram cada vez mais cedo na web , o que não é  uma boa notícia. Será que crianças tão novas precisam ter uma rede de contatos, precisam interagir virtualmente, compartilhar fotos etc? O que você acha?

Para mim a resposta é simples: NÃO! E dou sete motivos:

1)NÃO PODE
Os Termos de Uso do Facebook recomendam uma idade mínima para se usar a rede social: 13 anos. Se a regra está lá deve ser por uma boa razão, acredite!

2)BULLYING E ASSÉDIO
O ciberbullying é algo corriqueiro nas redes sociais, apesar do Facebook fazer campanha contra. Com a autoestima em construção, uma criança pode ser incapaz de lidar com as críticas no mundo virtual. Além disso há o grande risco de assédios. Elas podem publicar fotos ou divulgar a localização pessoal se tornando vítima fácil para mal intencionados.

3)NÃO FALE COM ESTRANHOS
Sabe ela máxima que toda mãe ensina aos filhos? Então, por que deixar que seus filhos falarem com estranhos na internet? Certamente ninguém gostaria que desconhecidos soubessem tudo o que os seus filhos fazem no Facebook e fora dele. Então, para que permitir essa exposição? Lembre-se que a internet é como se fosse uma grande praça pública onde circulam bilhões de pessoas. Você deixaria seu filho andar sozinho num lugar assim?

4)SEM FILTRO
O Facebook não possui ferramentas de controle parental. Ou seja, buscando ou mesmo por acaso , as crianças podem encontrar assuntos inapropriados para a idade delas. E não se trata só de pornografia. Fotos, textos e vídeos violentos também circulam pela rede social à rodo.

5)LOCALIZAÇÃO FÁCIL
Sem o bloqueio das funções de localização, as crianças também podem se tornar alvo fácil. Além disso, a publicação imediata de fotos com locais indicados no Facebook também revela o passo a passo da criança.

6)PEGADA DIGITAL
Alguns pais criam um Facebook ( ou outras redes sociais) para seus filhos ainda bebês. Será que, quando adulto, ele vai querer ter um perfil? Se a reposta for não, você já terá deixado uma pegada digital para ele.

É um grande erro decidir pelos filhos. Cabe a eles, na idade certa, escolher se querem ou não ter uma rede social.

7)SUSTO NO CARTÃO DE CRÉDITO
Os jogos são um dos grandes atrativos para crianças no Facebook. Com o cartão dos pais, a criança pode ser vítima de novos golpes bancários, vírus ou mesmo fazer “compras” acima do limite dado pelo pai ou pela mãe.

Não se deve ver a web como uma vilã, mas é importante uma fiscalização dos pais, checando histórico, acompanhando eventualmente a navegação e estabelecendo limites de uso da Internet. Tudo feito com um diálogo respeitoso, claro e firme que é sempre o melhor caminho na educação.

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).