Elegante sempre - Janaína Depiné

No Facebook, curtir ou não é a questão

A leitora me escreve que já leu vários conteúdos sobre etiqueta nas redes sociais, mas e o tal do “curtir” no Facebook? Ela quer saber se existe alguma regra sobre isso. A resposta é sim e eu vou contar para vocês. Pode curtir e compartilhar se quiser…rs

O Facebook é hoje a maior rede social do mundo. Com 1 bilhão de usuários ativos é como se fosse uma grande vitrine e é justamente aí onde mora o perigo. Muita gente quer aparecer a qualquer preço, o que pode significa ter muitas curtidas ou compartilhamentos num post. Para ajudar você a não ser um chato das redes sociais veja algumas dicas:

 

NUNCA FAÇA ISSO:

1)Quantas curtidas merece?

Fotos de pessoas deformadas, sofrendo ou com graves doenças e a famosa pergunta: “Quantas curtidas essa pessoa merece?” não passam de sensacionalismo barato e da pior qualidade para conquistar curtidas. A pessoa da foto merece uma oração, ajuda, socorro e qualquer outra coisa do que um simples clique no botão curtir. Detalhe: algumas dessas fotos são falsas, de casos antigos ou completamente fora do contexto publicado.

 

Campanha publicitária da Crisis Relief Singapore, organização de ajuda humanitária cristã, mostra cenas reais nas quais o  "curtir não está ajudando"
Campanha publicitária da Crisis Relief Singapore, organização de ajuda humanitária cristã, mostra cenas reais nas quais clicar “curtir não está ajudando”

2)Curte ou compartilha

Colocar duas fotos apelando para a “votação” é um recurso tão bobo que mostra que você ainda não entendeu o propósito primário do Facebook que é gerar relacionamento entre as pessoas.

A margem de erro é maior do que a do Ibope
A margem de erro é maior do que a do Ibope

3)Mendigando curtidas

Na busca da popularidade alguns saem pedindo para todo mundo curtir um post ou, pior,  marcam até a avó do amigo do vizinho. O resultado é que muita gente vai curtir apenas o seu desespero para ser visto.

Não implore curtidas
Nenhuma pidão…rs

4)Comprar curtidas

A menos que você esteja mais sozinho do que o Macaulay Culkin em “Esqueceram de Mim” nada justifica comprar curtidas. Para as empresas e negócios que estão estreando na rede pode ser um recurso válido quando querem ampliar rapidamente o público das páginas,  mas para usuários comuns isso só vai gerar um engajamento forçado e zero relacionamento, que é do que se trata afinal esta rede social.

É crédito ou débito?
É crédito ou débito?

5)Curtir a si mesmo

Claro que é preciso ter amor-próprio, mas se você postou um conteúdo nós deduzimos que você gostou dele. Não precisa curtir, ok?

 

NÃO curta a sua própria postagem.
Está bem claro que você gostou do que postou.

O QUE FAZER:

Para obter curtidas sem se tornar um mala do Facebook há algumas dicas válidas:

1)Tenha um conteúdo relevante e periódico

Publicar um conteúdo interessante aumenta sua visibilidade no feed de notícias das pessoas, ampliando a chance de você ser visto.

Quanto melhor o seu conteúdo, mais você receberá curtidas. Porém, não exagere. Um estudo da KissMetrics indica que de um a dois posts diários é o ideal.

Inundar a página com uma postagem atrás da outra vai mostrar que além de desocupado você é bem chatinho…rs

Conteúdo de qualidade
Conteúdo de qualidade é básico

2) Marque ( com cuidado)

Marcar as pessoas nas fotos é uma forma de os fotografados curtirem o post, mas fique atento se todos saíram bem. Atenção: jamais marque quem não está na imagem, isso é algo que irrita muito o internauta. É como se fosse uma panfletagem de rua na qual o sujeito obriga você a pegar o papel. Péssimo!

Não marque quem não aparece
Não marque quem não aparece

3)Ilustre o post

Imagem na tela, comandante Hamilton! Só um texto seco pode passar despercebido. Por isso, escolha fotos ou vídeos para ilustrar sua postagem e atrair mais pessoas. Aliás, vídeos curiosos e divertidos geram grande repercussão. Não é preciso esforço. Se o conteúdo é bom e inédito ele se espalha viralmente.

Coloque a imagem na tela!
Coloque a imagem na tela!

4)Seja breve

Post no Facebook não é lugar para dissertação de mestrado. Se quiser escrever muito crie um blog ou compre um caderno. As pessoas estão na geração fast food, então dê conteúdo rápido, curto e acompanhado de fritas.

 

É um status, não um livro
É um status, não um livro, ok?

E, então, curtiu?

 

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