Elegante sempre - Janaína Depiné

Luto nas redes sociais

Muitas pessoas têm dúvida se devem ou não deixar mensagens de luto nas redes sociais, especialmente no mural do Facebook de uma pessoa que acabou de morrer. Por isso, separei algumas dicas valiosas para você não perder a linha numa hora tão delicada.

Manifestar-se ou não: Esse é um ponto controverso. Alguns parentes ficam felizes em ver a homenagem póstuma, outros podem achar demasiadamente sofrido. O fato é que essa é uma decisão muito pessoal e que vai depender do grau de relacionamento com a pessoa que morreu.

Nunca curta – Se alguém posta uma notícia triste sobre doença ou falecimento no Facebook jamais curta a postagem. Apesar de muitos acharem que isso sinalizaria “dar uma força”, na verdade pode passar a falsa impressão de que você “curtiu” a morte/doença desse alguém. Deixe apenas um comentário, se sentir necessidade de manifestar algum apoio virtual.
Como escrever – Se optar por essa homenagem não escreva como se o falecido fosse ler. Deixe uma mensagem lembrando bons momentos, uma foto sua com a pessoa que faleceu ou algo que mostre a amizade e carinho. Porém, sempre falando na terceira pessoa.

Cautela – Caso o falecido seja uma pessoa casada tome cuidado com as demonstrações de afeto. Podem gerar erro de interpretação e o morto não estará para se explicar. Use sabedoria na mensagem.

Mais real do que virtual – Se você mora na mesma cidade da pessoa que faleceu, além da homenagem póstuma nas redes sociais, compareça pessoalmente ao velório ou enterro. Nessas horas é fundamental que a família receba o carinho pessoal e físico das pessoas que tanto gostavam do ente querido.

Um momento delicado que exige um comportamento similar. Espero ter ajudado! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).