Elegante sempre - Janaína Depiné

A etiqueta e a ética

Acredito seriamente que o espírito competitivo dos dias de hoje fez com que a ética fosse reduzida a ponto de parecer aquelas letrinhas minúsculas das propagandas de oferta.

Esse é um câncer grave da sociedade. Não se limita ao ambiente profissional, nem às relações pessoais. A falta de ética está espalhada em todos os campos da nossa vida. Sofreu metástase. E o motivo é simples, a necessidade absoluta que a maioria das pessoas tem em ter mais e em ser melhor do que o outro. Ou seja, sobra EU e falta NÓS.

A ética tem o sentido do que é bom para um indivíduo e sociedade, estabelecendo os deveres no relacionamento entre si; já a etiqueta está mais relacionada ao comportamento do indivíduo em determinadas situações. Porém, por mais que tenham sentidos diferentes, estão intimamente ligados e são esses valores que ajudam a sociedade a se relacionar de forma mais satisfatória.

Portanto, cabe a cada um de nós pensar e responder à seguinte pergunta diariamente: “Como devo agir com os outros?”

Aqui vão algumas dicas:

as-aparências-enganam

Não seja levado pela aparência

Aposto que você conhece alguém que vive numa dureza, mas ostenta um carro do ano, certo? A pessoa mora mal, paga as contas com dificuldade, mas não abre mão de passar uma imagem de sucesso.

Não se engane com que o exibicionismo alheio. Seja prudente ao conhecer as pessoas, observe e não julgue pelo exterior.

“Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu”. 
Isaías 11:3

menos-inveja

Mais gratidão e menos inveja

Esqueça essa história de que a grama do vizinho é mais verde. Em qualquer família existe uma pessoa problemática, alguém doente, um perdido, um conflito ou uma dor para administrar. Aquela família perfeita só existe em comercial de margarina. Afinal de contas é muito fácil ser feliz em 30 segundos.

No dia-a-dia todo mundo enfrenta problemas, portanto, pare de achar que sua vida é pior ou inferior. Ser grato é um bom jeito de fugir da inveja.

“Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males”. Tiago 3:16

03
Abandone a rivalidade

Hoje em dia tudo virou competição, infelizmente sem a lealdade esportiva. Não adianta correr demais, nem passar por todas as outras pessoas como se fossem meros obstáculos. No final das contas não há medalha de ouro, nem de prata e muito menos de bronze. Você não ganha uma estrela porque teve o melhor cargo na sua empresa. Pode talvez engordar a conta bancária, o que não necessariamente significará maior realização pessoal. Chegar em quinto lugar, mas descansar a cabeça no travesseiro e dormir o “sono dos justos”, não tem preço.

“Não façais nada por rivalidade nem por orgulho, mas com humildade, e assim cada um considere os outros superiores a si mesmo.” Felipenses 2:3

ajude-o-proximo
Faça a sua parte

Um pedinte que aborda na rua, especialmente se for doente ou tiver uma imagem ameaçadora, costuma ser ignorado. Outro dia vi no Instagram uma dica muito interessante: Agora que está frio por que não levar uma blusa extra no carro para dar a algum morador de rua que cruzar com você pelo caminho?

Atender as necessidades básicas das pessoas é responsabilidade do governo, mas sua também. Pare de reclamar da criminalidade, da violência e faça algo concreto.

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.” 2 Coríntios 9:7

“Dê a quem pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir algo emprestado”. Mateus 5:42

“O que devemos fazer então?”, perguntavam as multidões. João respondia: “Quem tem duas túnicas dê uma a quem não tem nenhuma; e quem tem comida faça o mesmo”.  Lucas 3:10-11

diga-a-verdade
Verdade sempre

Mentir tornou-se algo comum hoje em dia. Numa matéria publicada pela Veja, a psicóloga Mary Ann Mason, para meu espanto, disse: “Se nunca pudéssemos mentir… a convivência humana seria impossível em casa, no trabalho, em sociedade”. A mesma reportagem trouxe um estudo que garante que a gente lê ou ouve uma inverdade a cada cinco minutos.

Ou seja, estamos rodeados de mentiras. Será que isso é ético? Não seria mais leve falar somente a verdade? Não é o caso de ser o “supersincero” e sair magoando as pessoas, mas dizer a verdade sempre com amor.

“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade. ” Provérbios 12:22

“Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.” Salmos 101:7

Que tal começar agora a ter uma vida com mais ética e etiqueta? Experimente!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).