Elegante sempre - Janaína Depiné

Amor-próprio ajuda até aos outros

Você já se pegou desejando ter o corpo da colega da academia, o nariz da modelo ou a vida da famosa? Por que não gosta de ser quem você é? Acredite: isso faz bem até para os outros.

“Quando uma mulher se torna a sua melhor amiga a vida é mais fácil”. A frase de Diane Von Furstenberg ilustra bem como devemos nos tratar: como nossas melhores amigas.

Pense em como você trata suas amigas ou sua melhor amiga. Dá atenção, valoriza, cuida, respeita, ama? Será que faz o mesmo com você? Certamente se não sabemos nos amar não conseguimos amar a ninguém.

Repare como pessoas amargas e rancorosas têm baixa autoestima. Por não se gostar, passam a colocar defeito em todos à sua volta na inconsciente tentativa de se valorizar.

A verdade é que para se tornar a sua melhor amiga você precisa tomar algumas decisões práticas e eu vou ajudá-la com algumas que eu mesma coloco em ação:

Seja mais positiva consigo mesma

Achamos que seremos felizes quando emagrecermos ou engordarmos, quando tivermos o corpo da capa de revista, quem sabe um trabalho incrível que dê muito dinheiro ou um homem perfeito. Na realidade mesmo que você conquiste tudo isso ( apesar de boa parte desses desejos ser pura ilusão), se não tiver amor-próprio ainda sentirá um vazio enorme dentro de si.

Explore o seu melhor

Por que quando olhamos no espelho em vez de ficarmos felizes com um ponto forte  reparamos justamente no nosso pior? Se o cabelo é liso queríamos volumoso. Se é cheio, pra quê tanto volume?

Lembro muito bem como nos anos 80/90 quando as mulheres consideradas mais bonitas pela mídia tinham os lábios finos. Eu, que sempre tive lábios grossos, como todos da minha casa aliás, me sentia envergonhada até de passar batom. Quando descobri que o incomum é justamente o que nos diferencia passei a amar ter bocão que hoje, em função da beleza admirada de Angelina Jolie, passou a ser desejo de muitas mulheres. Como é a vida, não?

 

Auto-crítica com moderação

Quando você é dura demais consigo mesma acaba sendo sua pior rival. Fica dizendo em sua mente “Você ficou péssima com esse cabelo”, ” Como você está acabada!”; “Todo mundo é bem sucedido, menos você!”. Já imaginou ouvir isso de alguém? Pois é o que você diz para si mesma muitas vezes. Dê a si mesma o encorajamento, tolerância e o apoio que daria à sua grande amiga. Lembre-se que muitas vezes desvalorizamos quem somos e supervalorizamos quem não somos.

ame-o-proximo-como-a-si-mesmo

Dias ruins se curam com carinho

Não dá para se sentir linda o tempo todo. Fato. Sempre tem aqueles dias, especialmente os da TPM, quando ficamos mais inseguras ou irritáveis. Nessa hora, lembre-se de cuidar da sua melhor amiga. Um sorvete bem calórico, uma escova de salão, uma boa maquiagem…Pequenos truques que levantam a moral feminina.

Amar-se faz você amar mais os outros

Essa é uma verdade tão antiga que está lá na Bíblia como o segundo mandamento mais importante, segundo Jesus: “Amai ao próximo como a ti mesmo”. Ou seja, a medida que devemos amar o outro é a mesma medida que usamos para nos amar. Portanto, amor-próprio não tem nada de egocentrismo, mas de altruísmo. Quando somos mais complacentes conosco também aprendermos a ser com os outros.

Muitos relacionamentos fracassam justamente por isso. A pessoa acredita que a outra vai lhe mostrar seu real valor, dando provas infinitas de aprovação e de estima. Porém, quando um casal decide ficar junto é para que cada um queira fazer o outro feliz. É doação e não necessidade de receber sua própria identidade.

Vamos fazer um trato de nos amar mais todos os dias? Isso sim é elegante sempre!

0_es_post

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).