Elegante sempre - Janaína Depiné

Como arrumar a mala para viagem

Hoje viajo para Novo Hamburgo/RS para ministrar no Seminário Brilhantes ( saiba mais aqui). Tenho viajado bastante e, com isso descobri como deixar a mala mais leve possível. Afinal, quem não pode esperar a esteira  precisa de uma bagagem que pese menos do que 5 kg. Quase um milagre para uma mulher! rsrsrs

Quando a viagem em família, a situação pode ser mais dramática. Especialmente na minha casa, pois preferimos destinos gelados…Ou seja, haja organização para comportar tantos casacos pesados.

A tarefa, portanto, é difícil, mas pode ser amenizada com algumas dicas. Confira:

Primeiros passos  – Leve em conta o clima do destino, quantos dias durará a viagem e a programação prevista. Faça um check list com tudo o que vai precisar. Monte os looks com peças que combinem entre si e não amassem. Separe as roupas em cima da cama para visualizar.

Com que mala eu vou  – A mala ideal depende do destino. Viagens curtas pedem malas pequenas. Viagens longas vão exigir malas maiores. Sempre opte pelas de rodinha para facilitar o transporte.

O material da mala varia do gosto da pessoa. Existem as flexíveis, semirrígidas ou rígidas. As flexíveis são de tecido de alta resistência e as semirrígidas tem lateral estruturada, mas tampa flexível. Ambas têm peso menor. Já as mala rígidas são sempre feitas em plástico e são mais resistentes a impactos, porém são mais pesadas.

Dica: Coloque cadeado de boa qualidade para fechar sua mala e não se esqueça de identificar a mala por dentro e por fora. 

Quando começar a mala  – Depende da viagem. Na de negócios, que geralmente dura poucos dias, faz-se a mala um ou dois dias antes. Já nas viagens de férias vai depender se você vai sozinho(a) ou com a família. Malas familiares devem ser arrumadas com uma semana de antecedência para evitar usar as roupas que irão na viagem e também para perceber o que está faltando. Já uma viagem de uma pessoa sozinha basta uns três dias de antecedência.

Dica: Evite fazer a mala de véspera. Afinal, se notar que precisa comprar ou consertar uma peça será tarde demais. Além disso, gera muito estresse.

O que sempre levar na mala Peças combináveis entre si. Prefira cores neutras, sapatos de salto médio ou baixo (no caso das mulheres) também de cores básicas como a preta. Calça jeans e camiseta básica são itens fundamentais e que cabem em quase todos os lugares. Podem ganhar uma sofisticação instantânea com um blazer e um lenço, por exemplo.

O que NÃO levar na mala – Bobagem levar roupa de festa ( exceto se você for a um cruzeiro de navio, pois haverá a Noite do Comandante cujo traje social é obrigatório ou se o objetivo da viagem for uma festa ou casamento, óbvio), muitos sapatos ( leve um para bater e outro para eventos). Também não é necessário levar um vidro de perfume. Opte por uma versão miniatura do seu preferido para poupar espaço. O mesmo vale para acessórios e maquiagem. Leve apenas o básico.

Sapatos: como e quantos ?  – Depende da quantidade de dias da viagem, mas em geral, leve apenas dois. Um para andar por aí e outro para situações mais elegantes. Se o destino for praia não se esqueça do chinelo. Eles vão juntos na mala em sacos próprios para calçados (encontrados em lojas de organização ou de roupa de cama) ou nas sapateiras de viagem que comportam até seis pares de calçados e são muito práticas.

Dica: Caso não tenha esses acessórios, embale os sapatos em saquinhos de supermercado. Coloque-os sempre no fundo da mala, pois aguentam bem o peso das roupas.

O que levar na bolsa de mão?  – Poucos itens como escova de cabelo, batom, livro, documentos, netbook ou tablet e uma blusa de frio ( É sempre bom lembrar que dentro dos aviões a temperatura é bem mais baixa). Jamais leve objetos cortantes ou perfurantes como: canivetes, tesouras de unha, lixas de unha de metal etc. Caso contrário, você terá que descartá-los na sala de embarque. Não se preocupe com escova de dentes em voos internacionais longos. As companhias disponibilizam.

Dica: Evite levar nécessaire na mão. Ela deve ir dentro da mala, especialmente em voos internacionais nos quais produtos com mais de 100 ml são proibidos nas bolsas de mão, mesmo que a embalagem não esteja cheia.

Nesse vídeo eu mostrei na prática todas as dicas. Confira!

Tem alguma dúvida sobre como organizar sua mala de viagem?  Pergunte para mim! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).