Elegante sempre - Janaína Depiné

Cuidados nas redes sociais

O mundo virou um mar sem fim por onde hoje navegam mais de 3 bilhões de internautas à procura de informação, contatos ou simplesmente diversão. Sem fronteiras e, considerado por muitos, sem regras. Mas, será? Com a crescente onda de publicidade, investimentos e uso profissional dessa ferramenta, será mesmo que a internet é uma terra sem dono?
Pense bem. Hoje é possível identificar autores que antes se valiam de codinomes para cometer abusos e muitas empresas usam a internet para conhecer e entender melhor seus colaboradores. Para quem usa as mídias sociais é bom ficar atento.

Ainda que seja um espaço para a autenticidade e espontaneidade, elas não deixam de provocar uma exposição em 360 graus. Por isso fique de olho nas dicas básicas para que você se divirta com tranquilidade.

IDÉIAS EM FOCO

Mesmo que seu público seja composto de amigos e familiares, sempre é um risco à sua segurança revelar detalhes da intimidade. Por isso, aproveite essas ferramentas especialmente para defender seus ideais, divulgar trabalhos ou visão do mundo.

MENTIRAS EM REDE

Você desmarca um compromisso com alguém porque está ocupadíssima, mas logo essa pessoa a vê postando como se não houvesse amanhã. Tem gafe pior? Lembre que se você tem rede social, a outra pessoa também pode ter.

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO, ATÉ NAS REDES SOCIAIS

Jamais fale mal do seu cliente, especialmente nas redes sociais. Nem pense em usar expressões para substituir o nome da empresa, afinal, ninguém é bobo. Cedo ou tarde seu comentário será descoberto e o cliente vai buscar alguém que cuide melhor dele, em vez de falar dele.

QUEM FALA MUITO…

Cuidado também para não ser marqueteiro demais.Ficar supervalorizando suas realizações, fazer diário de viagem ou do bebê nas redes sociais é tirar qualquer privacidade da sua vida. Portanto, se valorize com moderação.

REDE SOCIAL NÃO É TERAPIA

Se a sua vida é um mar de problemas é hora de pedir ajuda. Ligue para o CVV, procure um psicólogo, amplie o círculo de amizades, mas nem pense em lamentar dia após dia suas tristezas na internet. Gente baixo astral cansa, todo o dia, então, desanima profundamente.

SEGUIDORES OU PERSEGUIDORES

Tem gente que faz de tudo para aumentar o número de seguidores/fãs/amigos. Cuidado. O ideal é seguir somente quem posta assuntos de seu interesse, caso contrário você vai perder um tempo precioso lendo comentários inúteis. Na outra mão, também não se veja obrigado a seguir quem te segue. Enfim, é um jogo às claras, sem grandes pretensões, nem obrigações.

NOME AOS BOIS

Nada pior do que o plágio, mas nada pior ainda do que um plágio descarado numa rede social. Por isso, se o comentário do outro tirou as palavras da sua boca Retuite (RT), compartilhe, dê um REPOST, simples assim.

QUEM AMA, ATUALIZA

Bom, vá lá. Você se rendeu a uma mídia social, então, mantenha-a atualizada. Nada pior do que a pessoa que criou a conta “por obrigação” e deixa a página mofando, para tristeza de quem navega por aquelas bandas.

DEIXE PRA LÁ

Como seria bom na vida se algumas pessoas tivessem um botão de ligar ou desligar. Pois nas redes sociais tem. A pessoa joga indireta para você, só posta assuntos ou fotos que não lhe interessam? Basta dar um Unfolow e deixar de seguir para sempre ou até que a pessoa volte a ser interessante. Prático, não?

O MUNDO REAL EXISTE

O mundo virtual fascina, mas não se esqueça de dar a devida atenção ao mundo real. Tem gente que posta o dia inteiro, inclusive sábados, domingos e feriados. Saber ficar offline também é fundamental. Assim como ter um tempo para encontrar amigos e viver a vida de verdade.

Espero que você faça bom uso das redes sociais. Como tudo é novo, confesso que também estou aprendendo e tento melhorar a cada dia. Beijos! 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).