Elegante sempre - Janaína Depiné

Como lidar com pessoas que nos criticam pelas costas

Dia desses uma leitora cristã enviou uma dúvida. Como ser elegante com pessoas que sabemos que falam mal a nosso respeito ou nos criticam pelas costas? Por ser cristã ela entende que simplesmente não pode e nem quer uma briga ou desentendimento. E, então, o que fazer? Se esse é o seu caso eu tenho uma resposta.

Tudo o que vivemos devemos submeter ao olhar de Cristo e buscar na vida dele respostas para as nossas situações rotineiras. Jesus entende o que é ser difamado, ridicularizado (“alguma coisa boa pode vir de Nazaré?” diziam), criticado e rejeitado.

Quando Jesus pregou sobre temas celestiais para pessoas carnais, muitos seguidores o abandonaram: “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” (João 6:66)

Alguns de seus ensinamentos fizeram com que ele fosse rejeitado: “Levantaram-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o topo da colina sobre a qual fora construída a cidade, a fim de atirá-lo precipício abaixo.Mas Jesus passou por entre eles e retirou-se.” Lucas 4:29-30

O mesmo povo que ele tanto ajudou e ensinou gritou e insistiu na morte dele: “Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o” ( Lucas 23:20-21)

Um dos seus discípulos o traiu por dinheiro. “Enquanto ele ainda falava, apareceu uma multidão conduzida por Judas, um dos Doze. Este se aproximou de Jesus para saudá-lo com um beijo. Mas Jesus lhe perguntou: “Judas, com um beijo você está traindo o Filho do homem?” (Lucas 22:47-48)

Outros o abandonaram na hora mais difícil. “Então Jesus lhes disse: “Ainda esta noite todos vocês me abandonarão. Pois está escrito: ‘Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho serão dispersas’. (Mateus 26:31)

Por tudo isso,  Jesus não só nos entende como se compadece de nós e se coloca à disposição para oferecer ajuda imediata e amorosa. Perdoe os que te acusam ou criticam, como ele mesmo fez. “Então caiu de joelhos e bradou: `Senhor, não os consideres culpados deste pecado`” (Atos 7:59-60).

E também temos orientações similares de Paulo ao povo de Éfeso: “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

Nem sempre você vai conseguir entender porque alguém o critica ou fala mal de você pelas costas. Em alguns casos é quase impossível explicar. O que sei é que não podemos ter um coração ofendido, magoado, mas perdoador. Esqueça as ofensas e siga em frente.

A Bíblia diz em Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.

Lembre-se que há alguém cuidando e protegendo você de toda a maldade humana. “Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda” ( Salmo 23:5).

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).