Elegante sempre - Janaína Depiné

Como receber bem um preletor

A leitora ficou responsável por receber uma palestrante de fora para um  evento na igreja dela. A questão que a estava deixando insegura era como ser uma anfitriã elegante em situações assim. Nunca respondi sobre isso, mas achei a dúvida extremamente importante. Como vou a muitas igrejas, noto nitidamente quando a igreja tem excelência ou não na hospitalidade. 

A Bíblia trata inúmeras vezes da importância da hospitalidade: “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação”  1 Pedro 4:9. E também é enfática ao explicar a importância de receber bem aqueles que vivem para pregar a fé. “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. ” Romanos 12:13

Portanto, com base na minha experiência pessoal, separei sete dicas para você ser um anfitrião excelente:

1)DELEGUE

Deixe alguém responsável pelo contato com o(a) preletor(a) convidado(a). Essa pessoa deverá enviar e-mail confirmando dados, passando telefone de contato, pesquisando sobre preferências alimentares, alergias, restrições, questões de horário etc.

2)RECEBA

Essa mesma pessoa, podendo estar acompanhada de outras, deverá receber o preletor(a) convidado(a). Avaliar o horário, se deve almoçar ou jantar. Convidar pessoas do ministério ligado ao preletor(a) para esse momento, pastores líderes etc. Se a pessoa saiu de madrugada para estar ali é bom reservar um tempo para descanso.

3)HOSPEDAGEM

No quarto do hotel ou da casa onde o(a) convidado(a) irá ficar hospedado(a) deixar um kit de higiene, algo para um lanchinho ( chocolate, barras de ceral, sucos, fruta etc) e um cartão de boas-vindas em nome da igreja. Deixe também a programação, fones de contatos e outras informações relevantes. Se houver livros ou material da igreja é interessante montar um kit de presente, como forma de dar boas-vindas e apresentar a instituição.

4)DESCANSO

É importante contemplar na programação um tempo para a preletora descansar e orar. Às vezes a agenda fica tão apertada de compromissos que a pessoa não tem tempo sequer para orar antes de uma ministração.

5)PASSEIO

Se houver tempo livre o bastante pode-se pensar num city tour ou minieventos com lideranças, se tudo for combinado antes com a pessoa. Muitos preletores viagem por todo o país e até exterior, mas sequer tema oportunidade de conhecer a cidade devido a extensa programação.

6)TRASLADO

Deixe alguém responsável pelo traslado do(a) preletor(a) e avise dos horários. Informe também o horário de saída, tempo de deslocamento.

7)ENCERRAMENTO

Ao final do evento, é de praxe entregar uma oferta. Cuide para que tudo seja feito com descrição para não criar constrangimento. Geralmente um envelope com um valor é entregue junto com um presente  ou cartão em nome da igreja. Lembre-se de enviar alguns dias depois fotos do evento e um feedback.

 

Espero que essas informações sejam úteis para que todos possam ser anfitriões de excelência!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).