Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta na gripe ou resfriado

Com esse tempo maluco aumentam os casos de gripes e resfriados ( eu faço parte do grupo). Por isso, é hora de lembrar que a etiqueta deve estar conosco na saúde e, principalmente, na doença. Vamos às dicas?

1.Lenços, muitos – Ande sempre com lenços de papel e jogue-os fora assim que usar ( nada de reaproveitar lenço de papel…Eca!). O lenço de tecido é o item mais anti-higiênico que pode existir. Esqueça-se deles.

Abuse do lenços de papel ( nada de tecido)!
Abuse do lenços de papel ( nada de tecido)!

2.Tosse secreta – Ao tossir faça uma concha com as mãos para não espalhar o vírus pelo ambiente. Ah, e claro, em seguida lave as mãos ou higienize com álcool.

3. Espirro não tem hora, mas tem jeito – Ele vem sem avisar e, muitas vezes, não dá tempo nem de ir ao banheiro. Portanto, se for espirrar tenha um lenço em mãos. Caso ele falte, use as mãos ou a dobra do braço para abafar e corra em busca do papel higiênico mais próximo, mas jamais, nunquinha, espirre na cara dos outros.

Proteja os outros dos seus espirros
Proteja os outros dos seus espirros

4. Sem visitas– Quem está resfriado ou gripado não deve ir, em hipótese alguma, na casa de amigos, muito menos abraçar ou beijar as pessoas, especialmente crianças e bebês que tem menor imunidade. Se alguém for lhe cumprimentar, explique que vai manter uma distância por causa da sua gripe.

5. Cuidados extras– Se sua gripe for daquelas bravas, com peito cheio e tudo mais, capriche na higiene bucal (use enxaguante sem álcool) e ande com balinhas, pois a tendência é que o catarro e os remédios deem mau hálito.

6. Abuse da higiene – Mantenha as mãos sempre higienizadas lavando bem com água e sabão ou álcool em gel. Eu tenho aqueles em versão de bolso no carro, na bolsa, na pasta e no escritório.

Fique limpo!

Fique limpo!

7. Separe o que é seu – Não compartilhe copos, talheres ou toalhas. Separe esses itens para seu uso ou opte por materiais descartáveis. Também não compartilhe alimentos ou bebidas.

8. Deixe circular – Mantenha o máximo possível de janelas abertas (seja no carro, ônibus, casa ou trabalho). Isso ajuda a não contaminar outras pessoas.

9. Consulte um médico – Gripes “bobas” podem ser algo grave como H1N1 ou mesmo virarem uma pneumonia. Com saúde não se brinca. Se a coisa estiver feia para o seu lado, melhor um atestado do que contaminar a todos no escritório.

Por fim, fiz uma listinha de compras para você correr à farmácia ou supermercado quando alguma gripe aparecer:

 

Lista de compras:

-Lenços de papel
-Álcool em gel
-Sabonete de Glicerina (ou infantil)
-Balinhas de Eucalipto (para melhorar o hálito)
-Enxaguante bucal sem álcool

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).