Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta no Museu

Hoje é o Dia Internacional do Museu. Por isso, nada mais apropriado do que tratar da etiqueta no museus, um espaço social dedicado à cultura e ao conhecimento, mas que também pode virar cenário de muitas gafes.

A democratização da arte e do desejo de torná-la mais acessível também mudou fundamentalmente como esperamos que as pessoas se comportem em espaços sociais, uma vez regidos por regras, por vezes elaborados.

Você vê todo o tipo de comportamento num museu. Aqueles mais interativos são um convite à diversão e, acredite, tem gente que leva isso muito ao pé da letra. Por isso, fique de olho nas dicas para não fazer feio na sua próxima visita.

Vista-se corretamente

Ok. Não há exatamente um código de vestir para museus, mas o fato é que você não deve ir como a um casamento, nem tampouco relaxado como numa praia. Escolha uma roupa confortável ( alguns museus consomem horas de visita) e aproveite.

Ah, se estiver com muitos casacos deixe tudo no guarda-volumes. É impressionante como vemos pessoas deitadas nos tapetes, com roupas espalhadas pelo chão, como se estivessem nem casa.

Não fale em voz alta

Assim como numa biblioteca, um museu é um local de estudo, reflexão e aprendizado. Por isso, fale baixo para não incomodar quem admira cada pincelada de tinta do artista favorito. Ah, por favor, desligue seu celular.

Converse sobre as obras

Você não precisa ser um estudioso para debater arte. “O que você acha que faz esta pintura tão famosa?” ou “O que este artista está tentando dizer?”…Perguntas do gênero não são estúpidas, ao contrário, mostram seu interesse em tentar compreender a visão do artista.

Cuidado com os suvenirs

Claro que muito museus tem uma típica lojinha para você levar um caderninho cuja capa é aquela obra do Van Gogh. Tudo sempre com preços exagerados que você encontrará muito mais em conta na cidade. Aliás, qual a necessidade de ter um porta-copos com uma ilustração de um grande artista.

Não tente impressionar as pessoas

Se você gosta de arte, como eu, não seja um esnobe pomposo. Apenas responda algo se for perguntado. As pessoas geralmente alugam os ipods dos museus justamente para ouvirem uma explicação que não é necessariamente a sua.

Não toque

Crianças devem ir ao museu, mas devem ser orientadas a não andar pelo local numa velocidade não apropriada para um lugar que abriga frágeis objetos de valor inestimável. Além disso, nunca, jamais, never toque em nada.

Tenha paciência

Tente ver Monalisa no Louvre e você terá um grande exercício de paciência. É difícil conseguir um bom ponto de vista e quem persevera chega lá naquele sorriso misterioso e único. (Da mesma forma, não monopolize o espaço nobre na frente de uma peça por muito tempo)

Por fim, divirta-se! Os museus são um programa interessantíssimo. Eu e meus filhos amamos e acabamos passando esse nosso gosto para meu esposo. Se tem um museu estamos dentro, com gentileza e educação sempre, claro!

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).