Elegante sempre - Janaína Depiné

Etiqueta para dormir fora de casa

Muitos pais tem dúvida: qual é a idade certa para permitir que os filhos durmam fora de casa? Meus filhos já estão bem crescidos, mas passei por muito experiência (e como!). Para ajudar, preparei algumas dicas especiais. Confira.

sem_xixi_na_cama
Primeiro leve em conta um ponto bastante básico: a criança ainda faz xixi na cama?

O ideal é que seu filho só durma fora depois do desfralde, o que varia de caso para caso. Se ainda houver episódios de escape, é melhor não deixar, pois isso o constrangeria demais.

criança_independente
Avalie a independência do seu filho nas pequenas tarefas, como escovar os dentes e pegar no sono, como fator de decisão. É bom que ele só vá dormir no amiguinho quando já não for tão dependente dos pais, o que costuma ser ali pelos quatro anos de idade.

Uma boa forma de estimular a independência é deixar os filhos com avós ou tios para algo mais curto como um jantar, por exemplo. Noutra ocasião, o programa pode ser de uma noite inteira. Assim, em família, o hábito de estar em outra casa vai sendo aprimorado.
criança_limite
Para a criança não dar vexame ela precisa ser criada com limites e entender que não pode fazer o que bem quer. Precisa saber guardar as roupas, recolher os brinquedos e não deixar bagunça por onde passa. Um hábito que começa em casa.
etiqueta_mesa
No quesito alimentação, os pais devem ensinar aos filhos, desde pequenos, a terem um paladar fácil, evitando mimar a criança ou cercá-la de caprichos alimentares. Oriente também a recusar de forma gentil, sem jamais fazer cara feia ou dizer “eca”.

Caso a criança tenha restrições alimentares, a sugestão é enviar os alimentos e avisar aos pais do amiguinho sobre isso. Os anfitriões também precisam saber se a criança tem alguma intolerância para não oferecer justamente esse tipo de alimento.

etiqueta_remedio
Se a criança está doente não é uma boa hora para dormir fora de casa. Se for uma situação de necessidade, tenha certeza de que ela saberá verbalizar isso para os adultos da casa.
Já se ela faz uso de algum medicamente específico, deixe-a apenas depois do uso desse remédio. Por exemplo, crianças diabéticas devem ir para a casa do colega depois da aplicação de insulina do dia e voltar antes da próxima dose. Afinal, não são todos os pais que sabem ou se sentem à vontade para dar injeções nos filhos dos outros.
Se for algum medicamento como comprimido, enviar um bilhete com os horários em que eles devem ser ingeridos é suficiente para evitar transtornos.
0_es_validade
Dormir na casa do amiguinho é um programa com hora marcada. O mais recomendado é que a duração não chegue a 24 horas. E detalhe: não pode haver negociação com o filho para estender sua permanência.

Claro que as crianças vão querer prolongar, mas os pais do convidado não podem ceder. Os outros pais podem ter compromissos e é péssimo não cumprir os horários. O combinado entre os adultos é sagrado.
0_es_malas
Roupas de cama e toalhas de banho normalmente são fornecidas pelos pais anfitriões, mas é de bom tom perguntar antes se é necessário mandar um jogo de cada. O que não pode faltar na mala da criança são os itens de uso pessoal.
Veja o que incluir:
– pijama
– uma muda de roupa (para trocar pela manhã)
– escova e pasta de dentes
– sabonete, esponja e xampu para banho
– escova ou pente para os cabelos
– estojo para aparelho móvel (caso a criança use um)
– o material escolar (caso haja aula no dia seguinte)

Você recebe amigos dos filhos em casa? Eles são educados? Espero que sim ou, então, que os pais deles leiam esse texto…rs

 

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).