Elegante sempre - Janaína Depiné

Homens: sapato e colarinho

Vamos lá, confessem, seu namorado ou esposo já se vestiu como quem ia a uma partida de futebol para um cineminha à dois? Se sim, toca aqui colega! Você não está só meeeeesmo. Muitos homens ( não todos,claro)  parecem ficar confusos com essa questão da formalidade, nada que seja motivo para discutir a relação. Que tal então ver essas dicas que separei hoje ( a primeira de muitas) e compartilhar com ele?

Camisa social. Para muitos homens uma obrigação diária, para outros roupa de casamento. Porém, o universo das camisas não se resume a: manga curta ou manga longa. É muito mais amplo e passa pelo colarinho. Aliás, eu poderia dizer com segurança. Diga-me seu colarinho que eu te direi aonde vais. Quer ver?

1)Americano

É bem comum, mais informal e possui botões nas pontas do colarinho. Adequado para situações mais casuais.

Modelo de colarinho americano ( foto: zak.com.br)

Modelo de colarinho americano ( foto: zak.com.br)

2)Clássico

É o mais tradicional, suas pontas não são muito longas e a distância entre elas é pequena, o que faz deste tipo de colarinho ideal para qualquer tipo de terno. Fica bem com vários tipos de gravatas, inclusive as finas, usando o nó simples por não ter tanto volume.

Dependendo das pontas, esse modelo pode ganhar outro nome, fique atento:

Colarinho Italiano

As pontas são curtas e bem abertas. Por isso, pedem os nós de gravata mais volumosos.

Modelo de colarinho italiano ( foto: zak.com.br)

Modelo de colarinho italiano ( foto: zak.com.br)

Colarinho Inglês

As pontas são longas e fechadas, para acompanhar o comprimento o nó da gravata tem que ser maior, mas sem tanto volume. Acompanham bem ternos com slim ( com corte mais certinho no corpo). Homens de rosto alongado devem evitar.

colarinho_ingles

Modelo de colarinho inglês ( foto: zak.com.br)

Colarinho Francês

Um pouco mais curto que o inglês e mais aberto. Use um nó de gravata simples. Fica bem em quase todos os biotipos e é o tipo de colarinho mais comum e democrático.

Modelo de colarinho francês ( foto: zak.com.br)

Modelo de colarinho francês ( foto: zak.com.br)

3)Quebrado

É o tipo de uso exclusivo no black-tie, portanto, o mais sofisticado de todos e o menos usado também ( a não ser que você seja um astro de Hollywood). Importante: sempre deve estar acompanhado de uma gravata borboleta.

0_quebrado

Modelo de colarinho quebrado

Sapatos

Os sapatos são outro tema à parte. Como coordenar o calçado certo para cada situação?

1)Dockside/Mocassim

Ótima alternativa para bermudas, mas pode compor bem com calça jeans ou sarja e um blazer. Remete sempre a informalidade.

Docksider garante informalidade

Dockside garante informalidade

2)Oxford

Um clássico. Primeiro modelo com cadarços, introduzido na Inglaterra em 1640 pelos os estudantes da Universidade de Oxford. Como característica tem furos nas abas para os cadarços feitos em uma peça de couro que parte da sola do sapato. Outro detalhe, não obrigatório, é a biqueira de couro também chamada de cap toe. É um modelo formal, mas que em versões de camurça fica bom para um visual mais casual, com jeans, por exemplo.

Oxford

Oxford é um clássico imbatível. Se precisar apenas de um sapato, compre ele. 

Assim como o colarinho clássico, esse calçado pode ter variações e com isso mudar de nome. Veja:

Derby

lembra o Oxford, mas não tem o bico do calçado. É menos formal que o modelo Oxford, podendo ser usado com costume, blazer masculino e calça sem gravata. Também pode ser usado com jeans dependendo do modelo e da ocasião.

Derby

Derby é o meu favorito. Misto de simplicidade com classe.

Monk

Tem uma alça de couro presa por uma fivela de metal na lateral. É formal, mas menos do que o Oxford. Quando tem duas alças e duas fivelas é chamado double monk straps. Difícil de falar, hein?

Monk

Monk é o que eu menos gosto. Me lembra sapato de cowboy ( nada contra os cowboys)

Loafer

Não tem cadarço ou fivela, por isso é um modelo bem casual, combina com jeans e é o favorito dos barrigudinhos que não conseguem amarrar o cadarço ( oi, pai!)

Loafer

Loafer é o sapato da preguiça ou da barriga…rs

3)Oxford Whole Cut em Verniz

É o sapato dos sapatos. O campeão da formalidade é feito em apenas uma peça de couro, quase sem costura aparente. Em verniz o modelo fica perfeito para acompanhar um smoking.

Osford

Oxford Whole Cut deveria vir junto com o convite para o tapete vermelho, hã?

 

Por fim, nada melhor do que um resumo básico para memorizar…Colinha em mãos, agora é só colocar em prática, rapazes! 

0_colar

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).