Elegante sempre - Janaína Depiné

Ih, esqueci o seu nome…

Quem nunca? Essa, sem dúvida, é a gafe mais comum de nove entre 10 cidadãos, segundo o Datamico…rs… A boa notícia é que com algumas dicas fica muito mais fácil lidar com situações como essa.

1.Esquecer o nome não é esquecer da pessoa
Essa gafe soa grave porque tendemos a achar que se a pessoa não lembra do nosso nome foi porque não tivemos uma presença relevante. Bobagem! A mente humana é cheia de recônditos secretos. Vai entender porque nos lembramos do que queremos esquecer e nos esquecemos do que queremos lembrar? Portanto, se não vier à sua mente o nome do sujeito, continue a conversa, mostrando que se lembra de tudo que trataram no ultimo contato. Ajuda.

2.Faça associações
Sempre que for apresentado a alguém crie uma associação para o nome. Pode ser que a pessoa tenha o mesmo nome de um parente ou de uma amiga. Não importa. O que conta é associar. Assim, num momento de branco, você recorre a essa “cola mental”.

3.Peça o nome completo
Outra estratégia é pedir para anotar o telefone da pessoa. Enquanto digita no celular ou anota num papel você pergunta: “- Qual o seu nome completo?”. O sujeito nunca vai dizer apenas o sobrenome, mas sim o nome todo e você será salvo!

4. Ajude
Se perceber que alguém esqueceu seu nome, sua função é minimizar o constrangimento. Diga seu nome como se estivesse sendo apresentado ou conte algo que seja preciso pronunciá-lo. Exemplo: – “Olá fulana, tudo bem? Lembra aquele dia em que nos conhecemos e você me disse: Nossa, Janaina que bom saber que você tem um blog de etiqueta”. Bingo! Deu a dica antigafe.

5.Releve
E se esquecerem seu nome, não se sinta ofendido. Ao contrário, limpe a barra da pessoa e diga que isso acontece sempre com você. Aliás, leitor, qual o seu nome mesmo? rs

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).