Elegante sempre - Janaína Depiné

Saber perder é elegante

O resultado da eleição presidencial no Brasil ontem revelou uma dura realidade, o povo ainda não sabe lidar com a democracia. O discurso de ódio de alguns eleitores me assustou e trouxe uma certeza: ainda precisamos evoluir muito como nação.

No bairro onde moro em Belo Horizonte os gritos que já eram ouvidos a cada debate televisivo, com o encerramento da eleição presidencial se tornaram ainda mais agressivos. Enquanto um dizia aos berros: “Viva, Dilma!!”, outro xingava palavrões impublicáveis. Não parecia o desfecho de uma eleição, mas a final de um campeonato de futebol com dois clássicos times rivais.

0_brasil

A paixão pela política é boa e importante. Cuidar dos interesses da polis ( que significa cidade em grego) é vital para qualquer cidadão. Porém, independentemente do seu voto, é preciso entender que democracia é isso, uma forma de governo no qual a soberania é exercida pelo povo. Ontem, a maioria decidiu que quem governará o Brasil nos próximos quatro anos é Dilma. Goste disso ou não.

Não é hora para xingamentos, para imaturidade ou agressões gratuitas. Na internet memes brincam com a situação de um ou outro lado. Enquanto o tom é lúdico tudo bem, o problema é que muitos estão pesando a mão. Diversos tweets, posts e memes revelam o preconceito cruel de muitas pessoas.

Ofensas aos nordestinos, eleitores e aos que recebem o Bolsa Família, chamados de vagabundos, burros e preguiçosos são completamente desnecessários e ofendem muitas pessoas ( mais precisamente 51% da população) .

0

O preconceito contra os nordestinos, aliás, é gravíssimo. É crime de xenofobia ( aversão a diferentes culturas e nacionalidades), passível de punição inclusive. “Deve ser denunciado qualquer material escrito ou imagens contendo idéias ou teorias que promovam o ódio, a discriminação ou violência contra qualquer indivíduo, baseado na raça, cor, religião, descendência ou origem étnica ou nacional”, diz o institucional da SaferNet Brasil, entidade de referência nacional no enfrentamento aos crimes e violações aos Direitos Humanos na Internet.

É claro que todo mundo quer mesmo é ganhar, mas quando isso não ocorre é preciso canalizar a frustração para algo positivo. No caso da política, para uma oposição atuante e fiscalizadora.

Saber perder não é fácil. A derrota dói, mas vários estudos mostram que a aversão à perda é um dos fatores que prejudicam a tomada de decisão coerente. Lamentável é ver que os adultos intolerantes de hoje ensinam pelo exemplo. Não é há toa que há tantos jovens que não sabem perder, não sabem ouvir não, querem tudo do jeito deles, o que já se tornou um problema sério nas escolas e na sociedade.

Enfim, perder não é nada bom, mas saber perder é, no mínimo, inteligente e elegante.

Denuncie

Se você observar algum crime de ódio online, denuncie no site da SaferNet Brasil. Basta dar um “printscreen” na tela e encaminhar para a organização neste link.

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).