Elegante sempre - Janaína Depiné

A paciência é elegante

Já notou como tudo hoje em dia é para ontem? É pressa no trânsito, para ser atendido, enquanto aguardamos a comida no restaurante…E não é diferente com as pessoas. O fato é que ser paciente com os outros é um traço da elegância e que se tornou muito raro. Por isso, hoje vou lhe mostrar como podemos melhorar nossa paciência.

Todos nós estamos em processo. Nessa jornada uns são mais rápidos, outros mais lentos. Quando temos paciência com o outro demonstramos que relevamos suas imperfeições, afinal também reconhecemos que somos imperfeitos.
 

Porque a paciência é importante:

 

1)Quando somos pacientes em uma área da nossa vida acabamos desenvolvendo a paciência em todas as outras.

2)A paciência está ligada a persistência.

3)Pessoas pacientes lidam melhor com momentos de estresse e com isso de destacam tanto no trabalho como no relacionamento com as pessoas.

4)Nos ajuda a desacelerar e dar mais atenção ao que realmente importa. Já reparou como tem pessoas que não conseguem simplesmente esperar a escada rolante e saem subindo os degraus como se um minuto fosse fazer muita diferença?

5)Permite a autoaceitação. Quando somos compreensivos conosco, com nossas limitações e falhas, conseguimos também agir assim com os outros.

Como desenvolver a paciência:

1)Aja com os outros como gostaria que agissem com você. Se você quer ser compreendido, compreenda. Se quer ser perdoado quando erra, perdoe…E por aí vai.

“Façam aos outros o que vocês querem que lhes façam” Mateus 7.12

2)Entenda que as pessoas são diferentes. Aceitar e respeitar são essenciais para os bons relacionamentos. Aliás, não precisamos de espelhos para crescer, mas justamente compreender as diferenças e estar pronto para ajudar.
“Ao servo do Senhor não convém brigar, mas sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.”2 Timóteo 2:24

3)Compreenda que as pessoas estão em processo de desenvolvimento e cada uma tem um ritmo. Uns vão a 20km/h, outros a 100. O fato é que algumas pessoas vivem um crescimento rápido outras nem tanto. O importante é observar a intenção da pessoa em melhorar sempre.
“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.” Gálatas 5:22

4)Influencie positivamente as pessoas mostrando tolerância e mansidão. Quando conseguimos ser assim deixamos um rastro de amor por onde passamos.
“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.”1 Coríntios 13:4

5)Palavras brandas e amor criam um ambiente propício ao crescimento das pessoas de uma família. Controlar a língua é a chave para não gerar raiva nas pessoas e em nós mesmos.
“Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” Tiago 1:19

6)Expresse sua opinião de maneira calma. O que convence é o argumento e nunca o tom da voz.
“A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Provérbios 15:1

7)Quando precisar lidar com uma pessoa impaciente, redobre sua paciência com ela. Quem foi ferido costuma ferir. Pessoas raivosas geralmente escondem uma história de mágoas e ressentimentos. É como uma auto-defesa.
“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” Efésios 4:2

8)Paciência não é indiferença. Enquanto o indiferente não se importa em compreender o outro, o paciente demonstra empatia e tem uma escuta solidária. Ele se interessa pelo sentimento do outro.
“A tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.” Romanos 5:3-4

9)Quando lidar com alguém agressivo, tente descobrir o que está por trás das palavras ofensivas. Ao usar a paciência nessas horas você será capaz de romper um ciclo de brigas.
“Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência(…)Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal.” Salmos 37:7-9

10)Evite temas polêmicos ou discussões quando estiver nervosa(o). Isso não quer dizer que você está concordando, apenas diga que quer tratar disso quando estiver mais tranqüila. Gosto de dizer: durma sobre o problema. No dia seguinte nossa visão estará bem mais clara e menos passional.
“O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.” Provérbios 15:18

11)Aprenda a lidar com a frustração. Faz parte da vida que nem tudo saia como você imaginou. Tente então fazer daquele momento o melhor possível. Num dia corrido e tenso, meu carro ficou sem bateria. Enquanto esperava a seguradora mandar o socorro, pacientemente convidei meu filho para tomar um sorvete enquanto aguardávamos. Assim, fizemos de um momento ruim, algo bom.
“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.” Romanos 12:12

E então, vamos tentar ser mais pacientes?

Aguarde...

Quer saber das novidades?

Cadastre seu e-mail e seja notificada(o).